Edição impressaConfira a última edição impressa

Fala do Presidente da Rádio Ativa FM de Borda da Mata comunicando ao povo sua decisão de suspensão temporária de Programas dos Poderes Legislativo e Executivo

radioEm março de 2015, quando assumimos a direção desta emissora, através deste microfone e também pelo jornal “Tribuna Popular”, tivemos a oportunidade de esclarecer a verdadeira finalidade da Rádio Ativa FM. Somos uma rádio comunitária. E como o próprio nome indica, sua finalidade é a prestação de serviços à comunidade. Estes serviços de manifesta utilidade pública são prestados de várias formas, sempre tendo como objetivo principal o INTERESSE SOCIAL. Em outras palavras, o interesse de cada cidadão, como parte integrante da sociedade bordamatense.
Assim, as nossas autoridades constituídas têm o direito-dever de se valerem da rádio para comunicar aos cidadãos as notícias relevantes para a população e prestar esclarecimentos aos ouvintes, respondendo às suas perguntas.
Nesse sentido, tanto o Senhor Prefeito como os Senhores Vereadores têm dia e horário estabelecidos para falar sobre as questões e problemas que dizem respeito ao município. Em suas falas, devem mencionar suas ações e projetos sociais de interesse público, esclarecendo aos ouvintes.
Infelizmente, porém, a real finalidade dos programas está sendo desvirtuada. É certo que protagonistas, em suas falas, inflamados por suas divergências político-partidárias, passaram a desferir ataques pessoais. Estas atitudes ultrapassam os limites da finalidade maior da nossa emissora. Criam um ambiente negativo, suscitando conflitos na comunidade entre os segmentos políticos da população. Colocam em risco a paz pública e a harmonia social.
A diretoria e locutores da Rádio Ativa nada têm a ver com eventuais ofensas pessoais praticadas por ocasião destes pronunciamentos. Cada um é responsável legal por sua manifestação, nos termos da lei.
E fique bem claro que a opinião aqui sustentada pelo manifestante é exclusivamente pessoal e de sua inteira responsabilidade, devendo responder por eventuais excessos de linguagem praticados.
Finalmente, caros ouvintes, esta ressalva é muito importante e necessária, estabelecendo parâmetros para atuação futura. Os manifestantes podem divergir em suas opiniões, o que é próprio do regime democrático. Cada pessoa tem o seu ponto de vista. Mas o entendimento desta Diretoria é que o cavalheirismo, a cortesia e o respeito à pessoa humana devem pairar acima das divergências partidárias. Esta é a conduta ética indispensável que deve nortear todo aquele que venha a utilizar-se do horário gratuito desta Rádio, para apresentar seus planos e projetos sociais.
Estamos às vésperas das eleições municipais de 02 de outubro. A paz social é deveras importante neste ano político e temos o dever de contribuir para a tranqüilidade do pleito eleitoral. Apesar das diferenças e diversidade de partidos, acreditamos que todos eles buscam o bem comum das famílias bordamatenses.
Em vista do exposto, por ora entendemos que o melhor posicionamento da Diretoria da Rádio Ativa Comunitária é a de adotar imediata medida cautelar de suspensão temporária dos programas cedidos aos Poderes Executivo e Legislativo. Após as eleições, estes programas voltarão normalmente ao ar.
Evidentemente, aguardamos as determinações da Justiça Eleitoral quanto ao horário político dos partidos, dentro do calendário eleitoral.
Contamos com a elevada compreensão das autoridades e ouvintes da emissora, na certeza de que estamos adotando a medida preventiva mais adequada à pacificação dos espíritos e preservação da harmonia social.
Borda da Mata, 01 de
fevereiro de 2.016.
Gustavo Dantas de Melo – Presidente

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.