Edição impressaConfira a última edição impressa

Governo de Minas leva obras de saneamento a mais 71 municípios

As intervenções fazem parte do Projeto Estratégico Saneamento de Minas que visa beneficiar as localidades que não possui a concessão da Copasa e Copanor.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) assinou, na tarde desta segunda-feira (18), convênio com 71 municípios mineiros para a execução de obras de saneamento básico. Ao todo foram repassados pelo governo de Minas R$5,6 milhões para construção de sistemas de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário e módulo sanitário.

A ação faz parte do Projeto Estratégico Saneamento de Minas que atua em todas as localidades rurais de Minas Gerais, que representa de acordo com o IBGE 15% da população do Estado e nas áreas urbanas que não possuem concessão da COPASA e COPANOR.

O projeto tem o objetivo de diminuir a incidência de doenças de veiculação hídrica através da oferta de um saneamento de qualidade, com isso o governo de Minas espera melhorar a qualidade de vida desta população e melhorar os índices sociais diminuindo os gastos relativos à saúde.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, levar saneamento para o maior número de mineiros é uma das metas do governo de Minas.  “Estamos trabalhando no intuito de universalizar o saneamento básico em todas as cidades de Minas e dentro deste planejamento o governo de Minas prioriza também o cidadão que vive na área rural do Estado em pequenas vilas e distritos. Com estes convênios vamos propiciar a inúmeras famílias mineiras acesso à água de qualidade e serviço de tratamento de esgoto em suas casas” destacou.

Saneamento de Minas

Entre 2003 e 2011 o governo de Minas, através do Projeto Estruturador Saneamento de Minas, já atendeu mais dois milhões de mineiros com acesso a um serviço de saneamento de qualidade. Ao todo foram investidos R$218 milhões.

Para o prefeito de Jenipapo de Minas, Marlio Costa, estas obras mostram a preocupação do governo com os pequenos municípios. “Os prefeitos de cidades pequenas de Minas tem muito a agradecer ao governador Anastasia pelo apoio dado. São muitas obras que propiciam o desenvolvimento dos nossos municípios, principalmente na área sociais” disse. 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.