Edição impressaConfira a última edição impressa

IV Conferência de Saúde do Município de Borda da Mata elabora propostas de melhoras no Sistema Único de Saúde(SUS)

conferencia.jpg

Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo brasileiro”, as propostas elaboradas durante a IV Conferência Municipal de Saúde de Borda da Mata, no dia 05/07, no Clube Literário, são voltadas para o aprimoramento do “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”.

Cinco diretrizes voltadas ao desafio de realizar um trabalho de saúde mais humanizado receberam cinco propostas para ser apresentadas a Conferencia Estadual de Saúde e mais cinco direcionadas a Conferência Nacional. As diretrizes discutidas são: Participação da comunidade e controle social; Pacto pela saúde e relação público x privado; Financiamento; Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da Integridade, Universalidade e Equidade; e Gestão do sistema de trabalho e da educação em saúde.

Cerca de 180 pessoas participaram da reunião. Entre os participantes, estavam representantes dos usuários do SUS, dos prestadores de serviços – APAE e Hospital Geriátrico e Lar Irmã Maria Augusta, trabalhadores da área da saúde de instituições públicas e privadas e representantes do governo municipal.

O prefeito Edmundo Silva Junior fez a abertura da Conferência, em seguida a secretária de saúde Nádia dos Santos Pádua apresentou sobre o tema da discussão. Os conferencistas Mauro Benedito Ferreira e Maria Aparecida Andrade da Costa, ambos da Secretaria Regional de Saúde, falaram sobre Acesso e Acolhimento e Conselhos de Saúde, respectivamente.

A enfermeira de epidemologia Heloá Silvério Barbosa da Silva falou sobre Vigilância em Saúde. O coordenador do PSF João Batista de Sousa palestrou sobre o Programa de saúde da Família. A enfermeira Shirley Fernandes apresentou o Plano Diretor de atenção primária à saúde e Protocolo de Manchester. Com o tema Saúde Mental, a psicóloga Maria Amélia Gouveia Guilherme palestrou. A dentista Vanuza Beraldo Silva falou sobre Saúde Bucal.

Na conferência, foi formado ainda o Conselho de Saúde constituído de 20 pessoas entre representantes do governo, dos usuários do SUS, prestadores de serviços para o SUS, trabalhadores da área da saúde. Entre estas pessoas, quatro foram escolhidas para levar as propostas elaboradas pelo município às etapas estadual e nacional da conferência. São eles: Célia Maria Marcílio Gonçalves do bairro Santa Terezinha e Maura Rezende Brandão do Centro, ambas representam os usuários do Sistema Único de Saúde, a enfermeira Fernanda Ferreira da Silva e a Secretária de Saúde Nádia.

Edna Motta

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de

Borda da Mata

publico.jpg

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.