Edição impressaConfira a última edição impressa

Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA) registra aumento em Borda da Mata e Secretaria de Saúde pede a colaboração da população

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA) consiste na identificação de áreas com maior ocorrência de focos, indicando o risco de transmissão da Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela.

A atividade é realizada por meio da visita do Agente de Endemias a um determinado número de imóveis do município, sorteados aleatoriamente, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP). Quanto maior for este índice, maior o risco a que o município está exposto.

No final de abril de 2022, o IIP de Borda da Mata foi de 3,46% (Risco Moderado). Infelizmente esse mês, o IIP foi para 5,88%, passando para Risco Alto de uma epidemia de Dengue.

Desta forma, a Secretaria de Saúde solicita a todos que contribuam com os Agentes de Endemias, mantendo seus quintais, casas e lotes limpos; NADA DE ÁGUA PARADA!

“Se cada um fizer sua parte eliminando os possíveis criadouros desse mosquito, com certeza passaremos por esta fase e voltaremos a um risco baixo em nossa cidade”, diz o Secretário de Saúde, Jessé.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.