Edição impressaConfira a última edição impressa

Minas Gerais tem 9 candidatos ao Prêmio Betinho 2012 – Atitude Cidadã

Está aberto o período de votação, pela internet, ao Prêmio Betinho 2012 – Atitude Cidadã (www.coepbrasil.org.br/premiobetinho). Com 72 candidatos indicados em 17 estados e 24 municípios brasileiros, Minas Gerais está representado por nove concorrentes: Dahlia Cortezano, Deoclésio Pereira e Eunice Jardim, de Araçuaí; Adilson Marques, José Silveira e Wellington Nogueira, de Belo Horizonte; e Edna Silva, Jorge Posada e Norton Pereira, de Contagem.

 

Os candidatos ao prêmio são indicados por integrantes da Rede COEP, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de instituições parceiras nos 26 estados e Distrito Federal.

 

Lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) com o objetivo de valorizar pessoas que se mobilizam, em todo o Brasil, para melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade, o Prêmio, promovido desde 2008, é também uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

 

“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com a promoção de melhorias na qualidade de vida de sua região”, explica André Spitz, presidente do COEP Nacional.

 

“A divulgação nacional de ações regionais na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social”, explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do COEP Nacional e coordenadora da premiação.

 

 

Sobre os candidatos de Minas Gerais

 

Araçuaí:

 

Dahlia de Assumpção Cortezano, a irmã Paula trabalha em comunidades de baixa renda do município de Araçuaí (MG). Sua principal atividade é acompanhar os doentes graves aos hospitais das regiões do entorno. Atuou, também, como voluntária na Ação Social Santo Antônio. O local acolhe idosos e crianças, de até 10 anos, em situação de vulnerabilidade social. Como reconhecimento pelo seu trabalho, recebeu o prêmio da Prefeitura de Araçuaí e uma placa do Rotary Clube de Araçuaí.

 

Deoclésio Pereira é presidente da Associação dos Moradores do bairro do Mutirão, em Araçuaí (MG), e atua como voluntário na área de esporte, atendendo crianças entre 10 e 14 anos. Dentre as ações que realiza destacam-se os projetos Brincando no Mutirão, que visa à socialização das crianças da comunidade, e Quadra e Campo de Futebol, cujo objetivo é encontrar um espaço para a instalação de uma quadra de futebol para manter as atividades esportivas.

 

Eunice Maria Tanure Jardim é diretora administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e desenvolve ações para  inclusão de pessoas com deficiência. Dentre os projetos criados, destacam-se a Apae Biju, que oferece aos alunos e suas famílias um espaço de interação social, desenvolvimento de habilidades e estímulo à autonomia; Trabalhando a Autodefensoria, Autogestão e Família, que promove o conhecimento e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla; Horticultura, que estimula os alunos a compreender e apreciar os recursos naturais disponíveis.

 

Belo Horizonte:

 

Adilson Rodrigues Marques é presidente do asilo Lar Feliz há três anos, tendo participado de sua criação, em 1998. Membro ativo da administração do Lar desde sua fundação, inicialmente, atuou como tesoureiro. O local abriga 40 idosos em moradia permanente e, mensalmente, presta assistência médica e social a mais de 200 idosos em suas residências, além de realizar 200 atendimentos externos de fisioterapia para o públicoem geral. Conta ainda com 15 profissionais na área de saúde e sua estrutura é mantida com o auxílio da comunidade, que se mobiliza para manter o espaço: cerca de 800 cidadãos participam com doações mensais. O trabalho foi reconhecido como Utilidade Pública pelo Governo do Estado de Minas Gerais, conforme lei n° 16.824, de Julho de 2007.

 

José dos Santos Silveira é membro da Sociedade São Vicente de Paulo e sócio colaborador da Entidade São Cololengo e do Projeto Vida. Dentre os projetos desenvolvidos, colaborou para a criação do Asilo São Vicente de Paulo, em Janaúba, e para implantação de outra unidade do asilo em Jaíba; mobilizou a comunidade para a construção de uma creche comunitária rural; foi membro do Conselho de Produtores do Distrito; participou da criação e regulamentação de dez associações comunitárias de amigos de bairro e de produtores rurais; e organizou quatro Conferências Vicentinas, que resultaram em ações que atenderam 80 famílias em situação de extrema pobreza. No total, os projetos para os quais colabora atendem 200 crianças e 365 idosos.

 

Wellington Geraldo Nogueira, nascidoem Capitão Enéas (MG), é presidente do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e tesoureiro da escola da Associação Cultural Musical e Artística de São Vicente de Paulo. Bacharel em Administração, foi um dos fundadores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no município de Espinosa, sendo integrante da diretoria em duas gestões. Também trabalhou no grupo de Alcoolicos Anônimos, em Espinosa e Pirapora; e participou da criação da Associação Cultural Musical e Artística de São Vicente de Paulo, atuando na administração e produção de eventos para arrecadação de recursos. É também voluntário do Movimento Ecológico São Francisco de Assis (Mesfa), em Pirapora, já tendo participado do plantio de mais de mil árvores.

 

Contagem:

 

Edna Francisca Melgaço Silva vive em Contagem há 36 anos, e desde então desenvolve atividades visando o bem estar social dos moradores da região. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comunitária de Monte Castelo e atua no programa de habitação Fênix de Viver. Dentre suas atividades, participou da construção da Creche Campo Alto e Geralda Martucheli;  arrecadou recursos para a construção de 662 casas nos bairros de Ipê Amarelo e Campo Alto, além de fazer parte da equipe de triagem para o programa habitacional do bairro Funcionários. Também promoveu ações para distribuição de cestas básicas e medicamentos. Em todos os seus projetos, contou com o apoio e a mobilização das comunidades beneficiadas.

 

Jorge Enrique Mendoza participou do COEP Contagem  desenvolvendo trabalhos nos bairros Beatriz e Boa Vista. Atualmente, é conselheiro da Comissão Operativa Local do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil no Território Brasileiro (CDL/PAIR) e do Conselho Municipal de Políticas sobre álcool e outras drogas (Comarc). Também participa de Movimentos Sociais e Culturais contra a discriminação racial, religiosa, de idade, sexo e de portadores de necessidades especiais em todo o estado de Minas Gerais. Coordenou o curso de extensão da Pontifícia Universidade Católica de Contagem (PUC), atuando como supervisor de projetos de intervenção social em Contagem, Chapada do Norte e São Francisco. Ao longo dos anos, suas iniciativas contribuíram para a geração de trabalho e renda e para a elevação da cidadania entre jovens e adolescentes.

 

Norton Donato Pereira é membro do COEP Contagem e da Associação de Moradores do bairro Bela Vista, além de colaborador do Centro Educacional e Promocional Hermann José (Cepa). No COEP, sua atuação é no Programa Posso Mais, que realiza cursos de capacitação e encaminha jovens e adultos ao mercado de trabalho. São oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo, Almoxarifado, Cuidador de Idosos, Mecânico, Pedreiro, Customização de Sacolas, dentre outros. As aulas são ministradas pela Pontifícia Universidade Católica de Contagem (PUC Contagem). Já o Cepa, atende 120 crianças em situação de vulnerabilidade social. Como líder comunitário de Bela Vista, capta recursos para entidades da região e dá apoio a projetos de assistência social. Além disso, trabalha na mobilização da comunidade, visando melhores condições de vida e a inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho. 

 

 

Participe – A votação é aberta a todos. Acontece de 9 de agosto a 18 de novembro de 2012, pelo site do Prêmio, www.coepbrasil.org.br/premiobetinho.


 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.