Edição impressaConfira a última edição impressa

Mineiras terão mais facilidade para fazer mamografia pelo SUS

Para reduzir a mortalidade por causa do câncer de mama, o governo de Minas está ampliando o acesso à mamografia para mulheres de45 a69 anos. Um conjunto de ações serão implantadas de forma gradativa até 2014 para que as mineiras tenham acesso rápido ao exame. Para anunciar as medidas, foi lançado em Minas, no dia 05 de outubro, o “Outubro Rosa”, movimento que existe no mundo todo sobre a conscientização da doença.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), a mamografia é o melhor exame para detectar essa doença. “O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Quase 90% delas acreditam que o auto-exame é o melhor método para detectar esse tipo de câncer. Isso não é verdade. A mamografia diagnostica precocemente o problema, fazendo com que elas tenham mais chances de ser curadas”, explicou.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, quase 1/3 das mulheres recebem o diagnóstico em estágio avançado da doença. “Vamos fazer um rastreamento em Minas para que todas as mulheres entre 45 e 69 anos façam a mamografia. Os exames serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, vamos prevenir e tratar a doença com antecedência”, disse Antônio Jorge.

Estatística. Em Minas, as taxas brutas de mortalidade por causa da doença passaram de 4,8 óbitos (em 1979) para 10,6 (em 2009), por 100 mil mulheres. A variação percentual mostrou um crescimento de 120%. O investimento do governo de Minas será de R$ 12 milhões por ano.

Entre as inovações, está o serviço de emissão de laudos de mamografia à distância que será instalado nos aparelhos dos 25 Centros Viva Vida de Referência Secundária (SVVRS) e em outros 260 locais credenciados, além de Unidades Básicas de Saúde. Também será ampliada a oferta de exames como ultrassonografia mamária e punções. Os hospitais de referência também vão ampliar o acesso aos tratamentos terapêuticos.

Texto: Janaina Massote – Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte

Sugestão de Legenda:Presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi, participa do lançamento do “Outubro Rosa”

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.