Edição impressaConfira a última edição impressa

Precisamos ser restaurados

resturados

Encontramos na Bíblia a história de um jovem que precisou “cair do cavalo”. Caiu da sua soberba e do seu orgulho para ser um maravilhoso instrumento nas mãos do Senhor. Seu nome é Paulo de Tarso.

Paulo vem do latim Paulus, que quer dizer “pequeno”. Tornou-se pequeno porque “caiu do cavalo”. Antes chamava-se “Saulo”, que quer dizer “ungido”. Ele sabia o significado do seu nome: e considerava-se o “próprio ungido”. Foi exatamente pelo orgulho espiritual que Saulo precisou “cair do cavalo” da sua autossuficiência.


Saulo devastava a Igreja; entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão (At 8, 1b-3). Observe a fúria desse jovem. Na verdade, tudo isso aconteceu porque Paulo permitiu, desde o dia em que viu o apedrejamento de Estevão, que um grande ódio invadisse seu coração. Isto o levou a cometer barbaridades que estão narradas nos Atos dos Apóstolos.


Foi uma brecha que ele abriu! E na sua vida, qual brecha foi aberta? Talvez a revolta contra alguém da sua família, seu pai ou sua mãe; uma situação afetiva que fez você se sentir rejeitado; uma sexualidade desregrada ou o uso de drogas.


Enfim, o fato é que a brecha criou ressentimentos no seu coração, e o inimigo teve condições de entrar nele. E quando ele entra, faz um grande estrago, como fez em Saulo. Jesus ama a todos, Saulo não foi uma exceção. O Senhor o amou, viu o estrago que houve na vida dele, por ter dado brecha ao inimigo, e veio com poder para resgatá-lo.


Na língua hebraica, Jesus o chamou de “ungido”: Saul. Um “ungido” não poderia agir como Paulo. Mas, para Deus, ele era o Seu escolhido, o Seu ungido. Naquele momento, Saulo “caiu do cavalo”! E o Senhor lhe deu uma ordem: “Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer” (At 9,6).

 

Aquele jovem, que emanava ameaças e revoltas, é pego por Jesus e é transformado quando Ananias lhe impõe as mãos: fica cheio do Espírito Santo!


Esse mesmo Jesus ama e conhece você. Ele sabe qual brecha você abriu e o mesmo amor que teve por Saulo, tem por você. Saulo “caiu” do seu orgulho e, “caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saul, Saul, por que me persegues?’”(At 9,4).


Deus quer entrar na sua vida como entrou na vida de Saulo, mesmo que seja preciso fazer você “cair do cavalo”. Você não pode continuar com esse tipo de vida. Você é um eleito, um escolhido, como Saulo! O que Deus fez, mudando os rumos da vida de Saulo, quer fazer com você. Basta que você aceite!


Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.