Edição impressaConfira a última edição impressa

Professor de História, Cleyton Costa, apresenta pesquisa sobre a “Festa da Borda” em Congresso Internacional em Buenos Aires, Argentina

Professores, acadêmicos e egressos do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram em Buenos Aires, na Argentina, entre os días 4 e 7 de setembro, do XVII Congresso Internacional de História Oral. A Univás foi uma das instituições brasileiras que teve maior número de trabalhos inscritos para apresentação e publicação de pesquisas do Sul de Minas Gerais.

Todos os participantes apresentaram suas pesquisas em língua espanhola e portuguesa, além de participarem dos debates, levando o curso de História da Univás mais uma vez ao reconhecimento internacional de suas pesquisas realizadas. “No curso de História da Univás podemos avançar as fronteiras nacionais e internacionais, através de ações concretas que demonstram que fazer História na Univás é estar presente no movimento, é observar o passado, o presente e o futuro e acima de tudo ter uma postura crítica com ações positivas frente a sociedade. Como coordenadora acompanhei as pesquisas realizadas que tiveram apoio cientifico em nossa instituição ou pela Fapemig (Fundo de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais), tenho muito orgulho dos egressos, professores e alunos da História da Univás”, comentou a coordenadora do curso de História, professora Andrea Silva Domingues.

Um dos trabalhos apresentados no Congresso reflete sobre a “Festa da Borda” que é do Professor de História Cleyton Antonio da Costa com o título: Historia y Memoria: La fiesta de Nuestra Senora del Monte Carmelo en la Ciudad de Borda da Mata -Minas Gerais

. A pesquisa teve a orientação da Professora Doutora Andrea Silva Domingues, Coordenadora do Curso de História da Univás.

Na realização desta pesquisa foi utilizada a metodologia da História Oral, que se pauta em entrevistas com o intuito de conhecer e partilhar as memórias e experiências sobre a Festa de Nossa Senhora do Carmo e da Festa do Aniversário Político-Administrativo de Borda da Mata.

Por fim, vemos o compromisso do Curso de História da Univás que busca evidenciar as muitas memórias e outras histórias do Sul de Minas, como exemplo a Festa da Borda, que é tão importante para a cultura local bordamatense.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.