Edição impressaConfira a última edição impressa

Professor Universitário de Borda da Mata recebe prêmio em Brasília

João Paulo de Toledo Gomes, professor do IFSULDEMINAS – Câmpus Passos, participou da 4ª edição do Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). As melhores práticas de sustentabilidade na administração pública são reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Os vencedores do 4º Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foram premiados no dia 21 de novembro, em Brasília. Entre eles estava uma ação do IFSULDEMINAS, Câmpus Passos, coordenada pelo professor João Paulo de Toledo Gomes, de Borda da Mata, coordenador do curso de Informática. Ao todo foram 12 finalistas, em quatro categorias, e quatro menções honrosas. “O governo tem que dar o exemplo”, afirmou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Samyra Crespo. O professor João Paulo explicou que a base do projeto foi conseguir parceiros que fornecessem material obsoleto de informática, como HD’s, placas, monitores, etc. e, com eles, montar um laboratório que tem atendido diariamente os cerca de 100 alunos do curso técnico de Informática do IFSULDEMINAS. Mesmo sem recursos imediatos, o professor encontrou uma medida ambientalmente sustentável para aprimorar o conhecimento prático dos discentes do campus. A cerimônia contou com a presença do Secretário Executivo do MMA, Francisco Gaetani, do Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Pedro Wilson, do Diretor Executivo da Caixa Econômica Federal, Emílio Carmignan, e do Presidente da Associação de Catadores do Jardim Gramacho, Tião Santos. “Reciclagem não é coisa de gente pobre, é coisa de gente inteligente”, disse Tião ao entregar os prêmios. Segundo ele, a premiação é importante por reconhecer o trabalho daqueles que fazem algo pelo meio ambiente. A A3P é um programa que busca incorporar os princípios de responsabilidade socioambiental na administração pública, por meio do estímulo a ações que envolvam mudanças de atitudes, investimentos, compras, contratações e serviços prestados. O programa prevê a sensibilização e capacitação dos servidores, a gestão adequada dos recursos naturais utilizados e dos resíduos gerados, além da promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A A3P surgiu em 1999 como ação voluntária dos servidores do MMA. Dez anos depois, foi realizada a primeira edição do Prêmio, com 23 instituições públicas e 41 projetos inscritos. Já a segunda edição ocorreu em 2010, onde foram contabilizados 21 instituições e 33 projetos inscritos. Na terceira edição, 26 instituições e 39 projetos foram inscritos. Este ano, no 4º Prêmio foram inscritos 74 projetos – número recorde. Categoria Destaque da Rede A3P 1. Prefeitura Municipal de Ibiporâ (PR) – Programa de Separação do Lixo 2. Conselho Superior da Justiça do Trabalho – Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho.

3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – campus Passos – 2RComp – Reciclagem e Reaproveitamento de Computadores Obsoletos Menção honrosa – Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins – Sensibilização e Capacitação dos servidores por meio da oficina Reci_Art.

 

Firmino Júnior

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.