Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretaria Municipal de Educação de Borda da Mata está entre as 50 melhores do país, segundo pesquisa

Com material didático do Sistema de Ensino NAME/COC, professores e monitores capacitados, merenda escolar de qualidade, infraestrutura e tecnologia de ponta, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Borda da Mata são referência de qualidade. O município investe, em média, 33% da verba pública na Educação, 8% a mais que o mínimo exigido. São por esses motivos que, em novembro de 2012, a Secretaria Municipal recebeu mais um prêmio, o “Troféu Gestor Nota 10” realizado pela empresa privada MS Brasil e entregue às 50 melhores Secretarias de Educação do país.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Secretaria de Educação de Borda da Mata, comandada pela pedagoga Gláucia Brandão Guilherme tem recebido prêmios e certificados por conta do trabalho desenvolvido, entre eles, o certificado de Gestão Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela Ação Fome Zero, por conta da administração criativa e inovadora na merenda; em outubro deste ano, a Escola Municipal Diva Ribeiro dos Santos, do Bairro Santa Rita, teve um projeto selecionado entre oito municípios participantes em um concurso cultural promovido pelo Sistema de Ensino NAME/COC. A escola foi premiada com uma lousa digital de 78 polegadas, com projetor de curta distância e será a primeira de Borda da Mata a utilizar este equipamento. A professora responsável por aplicar o projeto vencedor, Ivana Helena Delfino Henrique, recebeu um notebook em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

No Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a nota da rede pública do município saltou de 5.9 em 2009 para 6.4 em 2011. De acordo com o portal do MEC (Ministério da Educação), o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país tenha nota 6 em 2021, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Em Borda da Mata, a previsão é que, nesta mesma data, o rendimento seja de 7.1.

De acordo com a MS Brasil, os critérios utilizados para se chegar aos 50 nomes entre mais de cinco mil municípios brasileiros, são: análise de obras realizadas na área da Educação, projetos de implantações pedagógicas, análise dos recursos aplicados com os 25% da verba pública, entre outros. A pesquisa é feita em sites governamentais e principais meios de comunicação. Para Gláucia, este prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito por profissionais da área com amor e dedicação “trabalhamos tentando fazer o nosso melhor sem pensar que existem pessoas de outras áreas observando nosso trabalho. Ficamos honrados em receber um prêmio pelo desempenho da Educação no município. Este prêmio é a coroação do trabalho de uma equipe que pensa e vive a Educação como a única forma de mudar a vida das pessoas. Não podemos deixar de citar também o apoio irrestrito do Prefeito Edmundo que também acredita que só pela Educação podemos mudar o ser humano e consequentemente o mundo”.

Gláucia é também autora do livro Orientações para o Trabalho com a Educação Infantil, utilizado na Rede Municipal e também no curso de Pedagogia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) pelo professor Romualdo Dias em 2011.

De acordo com a Secretária, para os próximos quatro anos, a meta é levar o Projeto Escola Modelo as outras duas escolas que ainda não o receberam, construir mais um CEMEI e centralizar a Educação Infantil, de crianças de 4 e 5 anos, em um só prédio, específico para atender a demanda destes estudantes, “entendemos que a Educação Infantil é a etapa mais importante da Educação Básica. O desenvolvimento alcançado nesse período determinará toda sua trajetória de vida” conclui.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.