Edição impressaConfira a última edição impressa

Trânsito mata mais de 40 mil brasileiros por ano

Os números de mortes no trânsito brasileiro assustam. De acordo com o Ministério da Saúde, são 40.610 mortes por ano, ou 103 por dia. As internações por acidentes chegam a 339 diariamente. Esses dados foram apresentados na 1ª reunião do Ciclo de Debates Siga Vivo – Pelo fim da violência no trânsito – realizado pelo Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com 57 entidades da sociedade civil e do poder público. O evento ocorreu nessa segunda-feira (21/05), em Betim. 

O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), disse que essa realidade poderia ser evitada e que o dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) já é insuficiente para atender a tantas demandas. “Cerca de 1/3 dos recursos do SUS vai para o tratamento de pessoas acidentadas no trânsito. Se os desastres fossem evitados, o valor poderia ser investido em outros setores da saúde, melhorando a qualidade do atendimento público.”

O coordenador da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) da Regional Centro-Oeste, Antenor Pinheiro, informou que, de 2009 até maio de 2012, já foram gastos pelos governos R$ 89 bilhões no tratamento médico de acidentados. O valor seria suficiente para comprar 763 mil ambulâncias ou construir 1.781 hospitais de reabilitação. “Não podemos dissociar mobilidade urbana e saúde”, reforçou.

Minas Gerais. No Estado, os números também impressionam. Em 2010, foram registrados 4.578 óbitos em decorrência de desastres automobilísticos. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entre 2009 e 2010, foram 981 mortes por causa do trânsito. Isso representa 22,6% dos óbitos relacionados à mobilidade urbana mineira.

A deputada Maria Tereza Lara (PT) disse que as motos representam 12% da frota, mas estão envolvidas em 50% dos acidentes. O deputado João Leite (PSDB) afirmou que é necessário conscientizar a população sobre o impacto dos acidentes de trânsito na vida das famílias. A educação, legislação e engenharia de tráfego foram apontadas como algumas das soluções para diminuir os índices alarmantes.

Encontros.
O Ciclo de Debates Siga Vivo vai percorrer várias regiões de Minas. As próximas reuniões serão em Governador Valadares (05/06), Poços de Caldas (13/06), Montes Claros (15/06), Uberlândia (22/06), Juiz de Fora (25/06), Divinópolis (28/06) e Belo Horizonte (05/07). Mais informações pelo site www.almg.gov.br

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.