Edição impressaConfira a última edição impressa

Transplante de ossos traz qualidade de vida para muitos pacientes

Into possui o único banco de tecidos público do Brasil e lembra o Dia Nacional da Doação de Órgãos em 27 de setembro

  Quando o assunto é doação, órgãos, sangue e até mesmo leite são os itens mais lembrados pela população. O que muita gente desconhece é que a doação de tecido músculo-esquelético é possível. Ossos, tendões e meniscos são essenciais para levar qualidade de vida, melhoria da auto-estima e capacidade produtiva a inúmeros pacientes que necessitam de implantes, enxertos e restaurações para ter uma vida normal.

 

Todos os anos muitos pacientes são beneficiados por cirurgias de transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Só em 2011, até o mês corrente, cerca de 104 pessoas resgataram a qualidade de vida que anteriormente consideravam perdida para sempre, quase o triplo do número de anos anteriores. “Todos, completamente reabilitados, só têm a agradecer aos doadores que lhes permitiram voltar a realizar as atividades comuns do dia a dia. E assim como eles, muitas outras pessoas aguardam pela mesma oportunidade – o transplante de ossos. Pacientes que apresentam tumores ósseos e são submetidos ao transplante podem ter a amputação de membros evitada. Há também pessoas com próteses de quadril e joelho que devem ser trocadas devido ao desgaste do material que necessitam deste tipo de cirurgia. Muitas perdem a capacidade de locomoção devido ao agravamento do problema – o que poderia não acontecer se o número de doações fosse ampliado. Existem, ainda, crianças portadoras de graves deformidades da coluna vertebral que precisam de cirurgias corretivas e dependem do estoque do banco” explica Rafael Prinz, chefe da Divisão de Transplantes de Multitecidos do Into.

 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) possui, desde 1989, o único banco de tecidos público do país. Cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes, o banco é responsável por captar, processar e distribuir os tecidos doados para utilização nas cirurgias de transplantes. Para dar conta deste trabalho, equipes especializadas estão disponíveis para realizar captações em tempo integral. O desenvolvimento tecnológico e a pesquisa fazem parte cotidianamente das atividades do Banco de Tecidos do Into. O objetivo é aprimorar constantemente o processamento e a utilização desses tecidos.

 

Doação

 

Para ser um doador de osso e tecidos, é importante comunicar esta vontade à família. Quando ocorre o óbito, a cirurgia para retirada do osso pode ser feita somente com a autorização de parente próximo ou representante legal do doador. É importante esclarecer que após a retirada do material, o corpo é reconstruído de forma que sua aparência seja totalmente preservada. No Banco, as peças são armazenadas e preservadas em ultra-congeladores, sob temperaturas em torno de oitenta graus negativos. Em seguida, é realizado o processamento dos tecidos, que passam por um rigoroso controle de qualidade para comprovar a possibilidade de aproveitamento do material captado. Exames bacteriológicos, fúngicos, radiológicos e histopatológicos estão na lista de procedimentos para afastar os riscos de transmissão de doenças infecto-contagiosas que possam comprometer a saúde do receptor.


Informações adicionais:

 

Visando aumentar o número de doações, quem estiver com parente hospitalizado e que venha a falecer, deve solicitar ao profissional de saúde que acompanha o caso que comunique à Central de Transplante do Rio de Janeiro.  O Into, então, será acionado. Os telefones do programa são: 2333-7550, 2333-7544 ou 2333-4005.  Feita a notificação, um funcionário do programa vai até o hospital e faz uma avaliação sobre a possibilidade da doação, que inclui a realização de um questionário de triagem sobre o possível doador. Após aprovação, o Banco de Tecidos é informado e desloca sua equipe para a unidade de saúde. Mais informações no site do Into: www.into.saude.gov.br

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.