Edição impressaConfira a última edição impressa

Universidade Federal terá cursinho popular para estudantes de baixa renda

Deputado federal Leonardo Monteiro participa de aula inaugural da UFJF, e lembra luta histórica por universidade pública no Leste de Minas

Ao receber os primeiros 375 alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aprovados para nove cursos oferecidos pela instituição em seu novo campus de Governador Valadares, o reitor Henrique Duque destacou os programas de assistência estudantil – como bolsas de pesquisa e ajuda financeira para moradia e alimentação –, e anunciou que o apoio será ampliado para quem ainda não é aluno da Universidade: por meio do cursinho popular, estudantes de baixa renda poderão assistir aulas de forma gratuita, preparando-se para tentar o ingresso na Universidade Federal. A aula inaugural foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Teatro Atiaia, e contou com as presenças de autoridades políticas, como o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), da prefeita Elisa Costa (PT), e dos vereadores Gl êdston Guetão (PT) e Anselmo China (PT).

 

“É com emoção e alegria que vemos o início das aulas da nossa Universidade Federal, que atenderá não só Governador Valadares, mas o Vale do Rio Doce e todo o Leste de Minas. Este momento é simbólico, pois reflete a luta de muitos anos, desde que o Marcos Helênio, que foi deputado estadual pelo PT, tentou trazer uma universidade pública para Valadares. Naquele momento, a opção era por uma universidade estadual, como aconteceu com a Unimontes, em Montes Claros. A partir de 2003, com a eleição do Lula para a Presidência, e também com minha eleição para deputado federal, e depois com a Elisa como deputada estadual, lutamos pela Universidade Federal. Consolidamos esse projeto com a UFJF, e o professor Henrique Duque foi fundamental para dar mais agilidade ao processo. N ossa expectativa é de que Universidade venha para alavancar o desenvolvimento da região, qualificando as pessoas para ficarem em nossos municípios. Mas, se as pessoas preferirem sair, vão sair profissionalizados, não vão sair para serem explorados lá fora”, destacou o deputado Leonardo Monteiro.

 

Durante a apresentação, os estudantes puderam tirar dúvidas com professores de seus cursos e com a equipe de pró-reitores da UFJF. “A UFJF está cuidando do campus de Valadares com muito carinho. Desde o anúncio feito em 2010 pelo ex-presidente Lula, já se foram quase três anos de muitas reuniões no Ministério da Educação e no Ministério da Saúde, e agradeço também ao deputado Leonardo, por toda a disposição. Nossa luta continua, por mais recursos e mais investimentos, para que Valadares tenha o melhor campus de Minas”, disse a prefeita Elisa Costa.

 

Ao se dirigir aos alunos, o reitor Henrique Duque afirmou a concretização da luta pela universidade pública no Leste de Minas é fruto de um governo federal que se preocupa com a educação. “No anúncio, em 2010, estiveram aqui o Lula e o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, que era ministro da Educação. Também estava a presidenta Dilma, que naquela época era ministra e pré-candidata. Nós devemos muito a eles, e eu quero agradecer, como também quero agradecer ao atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Para tudo que a UFJF precisou, as portas estavam abertas”, enfatizou o reitor.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.