Edição impressaConfira a última edição impressa

Várias pessoas têm abandonado o vício do cigarro em Bom Repouso graças a um trabalho desenvolvido pelo Programa de Saúde da Família

 O Programa de Saúde da Família de Bom Repouso vem desenvolvendo um importante trabalho no combate ao Tabagismo no município. Devido a este trabalho, está recebendo sempre suporte do Estado para desenvolver tal Programa.

 

Segundo a Enfermeira Daniela Marques Garcia, o trabalho está sendo de grande valia, pois muitas pessoas tem abandonado esse vício que tanto prejudica a saúde das pessoas.

 

Entre tantas preocupações, a maior de todas elas é em relação ao Câncer de Pulmão, muito comum em pessoas fumantes.

 

As principais orientações que os Coordenadores do Programa que são, além da Enfermeira Daniela Marques Garcia, a Psicóloga Sirlene Barndão da Silva, o médico Dr. Wellington Fernando Risso, dão aos participantes em relação ao Câncer são:

 

Os fatores de risco:

 

É causado pelo hábito de fumar cigarro, e afeta homens predominantemente, porém, com o aumento do tabagismo entre as mulheres, é agora a causa principal de mortes.

 

Entretanto, algumas pessoas que nunca fumaram sofrem de câncer de pulmão, por estarem muitas vezes na condição de fumantes passivos.

 

-Baixo consumo de frutas e verduras.

 

-Fatores genéticos.

 

Qual o tipo de tratamento?

 

O tratamento depende do tipo do câncer, o estágio (grau de dispersão), entre outros fatores. Os tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e terapia radioativa.

 

Como se previne?

 

A única maneira eficaz de prevenir é parar de fumar.

 

Sinais e sintomas

 

Os sintomas que sugerem o câncer de pulmão incluem:

 

-Falta de ar;

 

-Tosse com sangue;

 

-Tosse crônica;

 

-Chiado no peito;

 

-Dor no peito ou no abdômen;

 

-Perda de peso, fadiga e perda de apetite;

 

-Disfonia – disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz;

 

-Hopocratismo digital – é um sinal caracterizado pelo aumento das falanges distais dos dedos e unhas da mão que está associada a diversas doenças, as maiorias cardíacas e pulmonares (incomum);

 

-Dificuldade em engolir.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.