Edição impressaConfira a última edição impressa

Verdeminas de Poços de Caldas promove curso de conservação de estradas rurais

curso-conservacao-estradas-rurais.JPG

A unidade Verdeminas de Poços de Caldas, Sul mineiro, vai promover neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto, mais um curso de adequação ambiental de estradas rurais. Desta vez no município de Campanha. A ação tem por objetivo qualificar produtores rurais, extensionistas, gestores e técnicos municipais responsáveis pela conservação e manutenção de estradas de terra. A iniciativa, que já beneficiou mais de 40 municípios da região, é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com prefeituras e outras instituições.“Estamos fazendo um trabalho de conservação do solo e da água e garantindo o direito de ir e vir do cidadão rural e urbano. Isso facilita o escoamento da produção para a comercialização, o transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde. Também incentiva o turismo ecológico e rural”, argumenta o gerente do Verdeminas, José Câmara. Ele explica que o trabalho começa no trecho mais danificado de uma estrada, onde são construídas bacias de captação de enxurradas para reter a água. Segundo o gerente, além de evitar o estrago da via, a intervenção evita o assoreamento de rios e outras fontes das bacias locais, além de reter a água.

Já o coordenador regional de Meio Ambiente, da Emater-MG, Leonel Sátiro, explica a dinâmica do curso que consome um total de 16 horas. “A gente tem uma parte teórica de quatro horas, onde abordamos todo o aspecto técnico da ação e outras 12 horas de prática. Nesta segunda parte, saímos a campo, normalmente em trechos críticos de estradas que atendem um número maior de agricultores. Tudo acordado com a prefeitura”, diz. Segundo Sátiro, os cursos começaram a ser ministrados em 2008 e além dos mais de 40 municípios atendidos, existe hoje uma demanda de outros 30. “Nosso objetivo é contribuir para que o município desenvolva algum projeto de conservação de solo e água”, revela.

Experiência modelo

O melhor resultado do curso de adequação ambiental de estradas rurais vem do município de Monsenhor Paulo, também na área de abrangência do Verdeminas Poços de Caldas. O programa municipal Enxurrada Zero, realizado em parceria com a Emater-MG, Sindicato Rural e outras instituições, já conseguiu recuperar 70% dos 4 mil quilômetros de estradas de terra, tornando-se um modelo para outros municípios vizinhos, segundo o extensionista local, Donizetti Couto, engenheiro agrônomo. “Durante o período das águas, a gente ficava de dois a três meses sem acesso. Agora com esse programa a gente roda em qualquer período”, garante.

Segundo Donizetti, só no primeiro ano do programa, foram trabalhados três pontos do município que ficavam intransitáveis quando chovia: Morro do Lucas Totti, Morro do Zé Ribeiro e a comunidade do Morro do Cervo. “Monsenhor Paulo é um município de perfil rural, por isso acredito que este tipo de ação beneficia toda a população”, argumenta.

Além do município de Campanha, a Emater-MG já programou o curso para os municípios de Nepomuceno (27 e 28 de setembro); São Sebastião do Paraíso (complementação no dia 04 de outubro); e Caraval (05 e 06 de outubro). Também pela primeira vez, a capacitação vai chegar ao Norte do Estado, com programação agendada para os dias 19 e 20 de outubro, na unidade Verdeminas de Brasília de Minas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.