Edição impressaConfira a última edição impressa

Festa da Borda reúne milhares de pessoas com shows emocionantes, atrações para a família e reinauguração do Estádio Municipal

Foram cinco dias intensos em Borda da Mata. De 12 a 16 de julho, 11 atrações musicais passaram pelo palco da festa que marcou o aniversário de 95 anos da cidade. E não foram só os adultos que se divertiram: na tarde de domingo, 13, atividades de recreação reuniram centenas de crianças e seus familiares na Praça Antônio Megale.
Outro ponto alto das celebrações de 2019 foi a reinauguração do Estádio Municipal Waldir de Mello, cerimônia que ainda contou com homenagem a pessoas que ajudaram a construir a história do esporte local, entrega de material esportivo para os jovens estudantes e atletas que participam da Escolinha de Futebol da Prefeitura e o jogo comemorativo entre o Flamengo Master e o time de Borda da Mata.
Para o prefeito André Marques, o objetivo da festa foi cumprido. “Foram cinco dias de muita alegria. Graças ao empenho de todos, conseguimos organizar uma festa responsável, com transparência na aplicação dos recursos públicos, atrações que agradaram o público, atividades para as crianças e as famílias, além da entrega do estádio municipal, que tem uma importância simbólica e social para os moradores”, considera.
Destaques da festa
A Festa da Borda 2019 começou na sexta-feira, 12, com as apresentações da Banda Nohau e do cantor Salgadinho, ex-líder do Katinguelê, grupo de pagode que marcou os anos de 1990. Foi um agradável ponta-pé inicial. Apesar do frio, as praças centrais receberam bom público, que cantou os grandes sucessos do pop Rock nacional e internacional com os carismáticos músicos da Banda Nohau e relembrou os sucessos do pagode dos anos 1990 e alguns clássicos do samba com Salgadinho. “O povo daqui gosta de samba né? Foi sensacional. Pude matar a saudade [de meus grandes sucessos. Espero poder voltar aqui mais vezes”, projetou o artista ao final da apresentação.
Sábado agitado: reinauguração do Estádio Municipal, desfile e muita música
O sábado foi o dia mais agitado da Festa da Borda de 2019. Pelo palco da festa passaram três apresentações: a banda Jardim dos Reis, a DJ Alexxia e a banda de raggae Chimarruts. Foi o dia de maior público. A Praça Antônio Megale ficou absolutamente lotada. Sempre muito caloroso, o público cantou rock e pop com Jardim dos Reis, pulou muito ao som da música eletrônica de Alexxia e foi no embalo tranquilo e alegre do raggae de Chimarruts.
E esse foi só o fim da noite de um dia que vai ficar na lembrança dos moradores de Borda da Mata. Logo de manhãzinha, tinha início o evento mais emblemático do dia: a reinauguração do Estádio Municipal Waldir de Mello. A cerimônia foi dividida em três momentos:
Jovens atletas e estudantes da Escolinha de Futebol da Prefeitura recebem kit completo de material esportivo
No primeiro deles, os 120 meninos e meninas que participam da Escolinha de Futebol da Prefeitura receberam um kit completo de material esportivo, com camisa, short, meiões e chuteiras. O material foi arrecadado junto à iniciativa privada e a benfeitores. “Foi uma iniciativa que viabilizamos com a ajuda da iniciativa privada e que reforça nossa aposta no esporte e na educação como política pública fundamental para conduzir nossos jovens a um futuro pleno”, avaliou o prefeito André Marques.
Cerimônia oficial de reinauguração e homenagem às pessoas que contribuíram com esporte local
Foram os meninos e meninas da Escolinha de Futebol da Prefeitura que primeiro pisaram no gramado renovado do estádio. Logo após receberem o material esportivo, por volta das 9h, eles iniciaram uma série de jogos. Nada mais justo. Mas a arena seria reinaugurada oficialmente um pouco mais tarde, por volta das 10h30.
Antes do descerramento da placa, porém, um dos momentos mais emocionantes da festa: a homenagem às pessoas que ajudaram a construir a história do esporte de Borda da Mata. À frente de equipes que marcaram época na cidade, eles receberam das mãos do prefeito André Marques e do vice-prefeito Paulo César uma placa simbolizando o reconhecimento por suas contribuições: Galeno, Zé Roberto, Zé Grilo, Rogerinho, Totti, Julio Costa, Brechó, Ditinho Malaquias, Pastelão, Pedrinho, Juarez, Gilmar, Beto Calisto, Russo, Pirina, Thiaguinho, Salada, João Marinelli .
“É sempre importante reverenciar, reconhecer o trabalho daqueles que prepararam o terreno para que as gerações futuras pudessem prosperar. Foi com muita honra que fizemos a entrega de uma pequena placa de reconhecimento para essas pessoas especiais, que tornaram maior a história do nosso esporte”, avaliou o prefeito André Marques.
Quem também recebeu a placa de reconhecimento por serviços prestados foram os servidores públicos senhor Daniel e Senhor Toninho, que estiveram à frente dos trabalhos de reforma do estádio. A dupla recebeu o agradecimento especial do prefeito.
Flamengo Master versus Borda da Mata faz a alegria dos torcedores
A manhã de sábado foi coroada com o descerramento da placa de reinauguração do Estádio e um discurso forte do prefeito André Marques: “Todos sabem da falta de repasses, da crise que passamos, mas conseguimos. Esse legado, esse bem é de vocês e está sendo entregue hoje. Enquanto eu estiver à frente da Prefeitura, nós vamos zelar, nós vamos cuidar aqui do estádio municipal e também do poliesportivo que, no final deste ano, será inaugurado”, concluiu.
Com a arena liberada, teve início o jogo mais esperado do dia, Flamengo Master versus Borda da Mata, com direito a um show de narração ao vivo do locutor Otacílio Júnior, integrante da equipe da Rádio Craque Neto. O locutor imprimiu ainda mais emoção ao belo jogo, que terminou com placar elástico: 7 a 0 para o rubro-negro carioca. O resultado, no entanto, foi o que menos importou, embora a chuva de gols tenha feito a alegria da arquibancada.
Recreação infantil, música de primeira e oração em intenção das famílias
Pela primeira vez, a Festa da Borda abrigou um evento exclusivo para as crianças. A tarde de recreação infantil ocorreu no domingo,, em frente ao palco montado sobre a praça Nossa Senhora do Carmo.
Entre as atividades propostas para os pequenos estiveram as brincadeiras lúdicas, como pintura facial e interação com personagens de desenhos animados, super-heróis; e apresentação teatral. Além da diversão, a Prefeitura organizou a distribuição de pipoca e algodão doce para a garotada. A tarde ensolarada reuniu centenas de famílias na praça.
No palco, a noite teve uma mistura de pop rock da melhor qualidade, com a banda Kashmir e o sertanejo envolvente de George Henrique e Juliano. Mais uma vez, a praça esteve lotada.
Na segunda-feira, duas atrações muito especiais. Quem primeiro subiu ao palco foi o artista Tonho Prado, da TV Aparecida. Ele entoou belas canções caipiras, fez piadas que divertiram o público e protagonizou um dos mais belos momentos da festa ao puxar uma oração em intenção das famílias, que se abraçaram de forma comovente na praça.
A segunda atração da noite foi a banda show Bete Bacana que, além de sua animação característica, levou um extra para o palco da festa: a gravação de um clipe ao vivo de sua primeira música de trabalho, canção que coroa seus 12 anos de estrada. A diversão entrou pela madrugada.

Encerramento

Depois de tantos acontecimentos marcantes, a festa chegou ao seu último dia, Dia de Nossa Senhora do Carmo, na terça-feira,16, com nenhuma ocorrência grave registrada em cinco dias de festa, resultado da presença da Polícia Militar e da boa segurança do evento. Com boas lembranças para guardar na memória, moradores e turistas acompanharam a sinfonia caipira dos Violeiros de Sion e a marcante apresentação da dupla Thiago Reis e Thacio

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.