Edição impressaConfira a última edição impressa

141 crianças formam no Proerd em Borda da Mata no 1º semestre de 2011

proerd-1.jpg

No mês de julho, 141 crianças do 5º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Borda da Mata e do Colégio Nossa Senhora do Carmo receberam o diploma do curso do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – no Clube Literário e Recreativo, trabalho realizado pelo Sargento Paulo Cezar de Almeida, que semanalmente durante esse semestre ministrou aulas sobre os vários tipos de drogas e suas conseqüências paras as famílias .

As drogas são verdadeiros flagelos. Conseguem tirar o sossego e a paz de qualquer pessoa que tenha um mínimo de consciência sobre a gravidade do problema. Os educadores e pais devem agir em relação às drogas da mesma forma que em relação a qualquer outro tema; educando, ensinando, prevenindo e orientando.

Ter um projeto de vida, desenvolver, desde cedo objetivos é, com certeza, uma das melhores formas de integrar o jovem na sociedade e afastá-lo de problemas. Este aspecto pode ser bastante influenciado pela conduta dos pais. Estudos mostram um índice menor de usuários de drogas entre jovens que trabalham. A ociosidade e a falta de perspectiva de vida são excelentes aliadas no caminho da alienação, do desencanto e, conseqüentemente, das drogas, que atuam, muitas vezes, como elementos que preenchem (pelo menos de forma aparente) as inseguranças e os medos individuais. Saber que tem algo a realizar é muito importante para os adolescentes. É fundamental que cada jovem acredite que vai modificar o mundo (para melhor, é claro), que sua geração tem uma missão, um trabalho a realizar na terra. Sentir-se parte de uma coisa é extremamente gratificante. Não deixe que seu filho cresça pensando somente em conquistar coisas materiais. Ajude seu filho a encontrar algo que considere importante para fazer na vida e que lhes ocupe toda a vida. Isso sim, é um encontro verdadeiro, um salvo-conduto brilhante e produtivo contra o uso de drogas. Pessoas  que amam os outros são felizes. E quem é feliz  não usa droga nenhuma.

Entorpece-se sim, mas com suas realizações, com seu trabalho, com o prazer de suar a camisa para conseguir alcançar o que idealizou.

O PROERD busca a prevenção, que é sem sombra de dúvida, o caminho mais efetivo no combate ao uso e abuso de drogas.

 

Secretaria Municipal de Educação

Borda da Mata

proerd-2.jpg

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam