Edição impressaConfira a última edição impressa

A vocação do leigo na Igreja

Na evangelização, uma parceria que dá certo é o trabalho dos sacerdotes e dos fiéis leigos. Sem nunca competir, mas em espírito de cooperação e unidade, os leigos podem chegar em locais onde os padres não podem e, por isso mesmo, são uma ferramenta importante na ação evangelizadora.

Leigos bem formados e conscientes de suas identidades cristãs fecundam as diversas realidades da vida secular onde estão inseridos, a partir de seus lares até o trabalho, o comércio, a política… Evangelizam pelo seu testemunho de vida que ‘fermenta’ toda a massa com a força do Evangelho.

Esses “homens da Igreja no coração do mundo” atuam influenciando os demais por meio de seus testemunhos cristãos, transformando realidades e construindo comunhão pela retidão de suas vidas, pela luta constante do dia a dia para serem melhores uns para os outros.

A vocação do leigo é trazer os “homens do mundo para o coração da Igreja”. Pessoas que, permanecendo no mundo e acompanhando suas transformações, continuam firmes na orientação da Igreja e na vivência do Evangelho.

Assim, os fiéis leigos contribuem diretamente para a construção do Reino de Deus, a partir de realidades muito concretas. São verdadeiros discípulos e missionários do Evangelho, promotores da vida e comunicadores dos valores evangélicos.

Reconheço, com alegria e humildade, que muito do que pude fazer na minha vida pastoral como sacerdote aconteceu graças à saudável parceria com diversos leigos, homens e mulheres, jovens solteiros e diversos casais que aceitaram o desafio de serem, no mundo, uma extensão da missão da Igreja para a construção de um mundo novo.

O leigo pode atuar em missão, como na Canção Nova, ou na própria paróquia auxiliando o sacerdote. Independente de qual seja o caminho, é possível fazer muito mais estando juntos. Deus seja louvado pela vida de todos os fiéis leigos, pois são um dom de Deus e um instrumento eficaz para a ação da Igreja.

Chegar onde os padres não conseguem e ser uma testemunha viva do Evangelho; eis aí uma linda missão, com um vasto campo de ação: o mundo.

Deus abençoe você!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Monsenhor Jonas Abib é Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.