Edição impressaConfira a última edição impressa

Apae de Borda da Mata faz apresentação na Câmara de Vereadores sobre Capacitismo e prova que os usuários são capazes de superar muitos preconceitos

No dia 15 de agosto, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Borda da Mata, houve uma solenidade diferente das habituais. Os funcionários e usuários da Apae, em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 26 de agosto, estiveram presentes e puderam participar com muita ênfase em conhecer os trabalhos legislativos, quando os alunos puderam conhecer cada Vereador que se apresentou a eles e depois,  foram questionados sobre suas funções, como conseguiram se eleger, e como desenvolvem seus trabalhos. Muitas questões foram respondidas pelos Vereadores e esclareceram as dúvidas das pessoas que estavam participando.

Além dos vereadores, o Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Gustavo fez uma explanação das principais funções da Câmara dos Vereadores.

Depois disso, os Vereadores foram para a plateia e assistiram uma belíssima apresentação dos usuários da Apae falando sobre o Capacitismo, que  é o preconceito que tem como base a “capacidade” das outras pessoas. É a discriminação social contra pessoa com alguma deficiência. É entender que a pessoa com deficiência é incapaz. E eles provaram o contrário disso, que eles conseguemsim trabalhar, estudar, ter relacionamento, filhos e  tudo que qualquer pessoa possa fazer.

A Assistente Social da Apae,  Evelyn, perguntou a todos os usuários e eles explicavam o que cada um fazia, além de frequentar a Apae e ela disse que essa palavra, capacitismo  nem deveria existir, pois basta ter apoio e conscientização  da sociedade em entender, que apesar de suas limitações, eles sempre são capazes. No final, eles foram muito aplaudidos.

Também participaram desta reunião, o Prefeito Afonso e vice-prefeito, Célio Cabral. No final, o Presidente da Câmara, Jorge Pereira Filho, agradeceu a presença de todos e ressaltou que a Casa Legislativa é a Casa do Povo e esteve e sempre estará aberta a todos e que foi uma honra recebe-los ali para aquela emocionante apresentação.

Já no dia 21 de agosto, no Coreto da Praça Nossa Senhora do Carmo, junto com a Orquestra de Violeiros Raiz de Tocos do Moji, os usuários da Apae fizeram a mesma apresentação, porém desta vez para toda população que quisesse prestigiar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.