Apae de Borda da Mata passa a ser uma empresa comum e não filantrópica
|A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Borda da Mata, vem através desta informar a população em geral o seguinte: Conforme alteração da Deliberação CIB-SUS n° 615, onde o atendimento das APAEs era por procedimento e à partir desta passou a ser per capita. Esta Deliberação foi alterada, ao atendimento das APAES MG. Mediante esta mudança nossa APAE perdeu 72% do recurso de R$ 26.128,00 que vinha recebendo desde 2011. Houve uma perda de R$ 18.956,00.
Com isso a APAE não tem como estar cobrindo as despesas que é de R$ 34.000,00 (aproximadamente). Conforme Demonstração Contábil ao lado.
Esclarecemos também que a APAE, no final de 2010 e inicio de 2011, perdeu o CERTIFICADO DE FILANTROPIA – CEBAS, o que significa que perde os direitos que antes tinha de usufruir de isenções como: (cota patronal, busca de convênio, verbas, etc,)
Só tomei conhecimento do problema em abril de 2012, porque no período de 01/01/2011 à 10/08/2011, houve mudança na diretoria e eu Maria do Carmo Wernech Machado, que era tesoureira tive que assumir a Presidência, visto que não tinha ninguém para assumir a APAE. Desta data em diante fui levantando os problemas, descobri a perda do CERTIFICADO. A partir do momento que descobrimos a perda, fizemos novo pedido, que já foi protocolado em Brasília, aguardando o deferimento.
Sem o CERTIFICADO à APAE passa a ser uma empresa comum, tendo que pagar todos os impostos, gerando assim uma dívida em atraso de R$ 55.000,00 (aproximadamente) e mais os impostos devidos mensalmente. Dívida esta que já fez o parcelamento e estamos efetuando os pagamentos.
Diante desta situação a APAE espera contar com a ajuda da população e informamos que a Prefeitura Municipal tem nos ajudado o máximo possível abraçando essa causa Nobre.
Antecipadamente agradeço.
Borda da Mata, 12 Dezembro de 2012
Maria do Carmo Wernech Machado
Presidente da APAE