Edição impressaConfira a última edição impressa

Apaes do Circuito das Águas reivindicam mais recursos

Deputados, autoridades e representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) apresentaram um relatório preliminar sobre a situação da instituição na circunscrição do Conselho Regional Circuito das Águas II, no Sul de Minas. As informações foram discutidas em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em São Lourenço na quarta-feira (23/4/14), o requerimento do deputado Duarte Bechir (PSD).

O deputado Duarte Bechir apresentou algumas conclusões de um relatório parcial feito a partir de respostas enviadas pelas Apaes de alguns municípios da região a questionários formulados pela ALMG sobre pontos-base para o bom funcionamento das associações. Entre as de maior destaque, estão as que apontam que 70% das Apaes pesquisadas declararam que os recursos materiais para infraestrutura são insuficientes e que 80% dessas instituições afirmaram não atender entre 50% e 95% da demanda por educação especial da localidade.

Também consta no relatório que apenas 60% das Apaes afirmaram possuir professores suficientes para suas atividades e que 77% delas consideraram necessitar de mais profissionais da área da saúde. Outros dados importantes: 65% das associações disseram não estar satisfeitas com as ações de educação continuada dos funcionários e 77% apontaram que os recursos financeiros disponíveis não serão o bastante para a prestação de serviços de forma adequada.

Após analisar o documento, o deputado Duarte Bechir afirmou que os questionários servirão como um diagnóstico das Apaes da região e poderão direcionar as ações do Estado voltadas às pessoas com deficiência. Ele também lembrou que no dia 2 de junho a ALMG promoverá um abraço simbólico das Apaes. Na mesma data, será entregue um documento com a análise de todos os questionários e as demandas apresentadas nas audiências no interior.

A integrante do Conselho Regional Circuito das Águas II, Elane Medeiros do Espírito Santo, complementou as informações sobre o funcionamento das Apaes na região. Segundo a conselheira, mil alunos e suas famílias frequentam diariamente as associações locais e 25 mil atendimentos são realizados dentro das instituições anualmente. Ainda de acordo com Elane Medeiros, as Apaes da região geram 300 empregos diretos a profissionais de diversas áreas, e sete das nove associações desse conselho regional possuem credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ainda afirmou que o SUS é responsável por cerca de 60% dos recursos destinados às Apaes. Cerca de 30% do financiamento é proveniente dos Fundos Municipais de Assistência Social (Fmas), e doações, representam os outros 10%.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.