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Artesanato mineiro na vitrine da Copa

Ações de capacitação e acesso a mercado serão realizadas em Belo Horizonte até 2015

 

O projeto ExpoArt , promovido pelo Sebrae Minas, terá ações para divulgar e aumentar as vendas do artesanato mineiro durante  os eventos esportivos, que serão realizados em Belo Horizonte a partir deste ano. O projeto acontece em todas as cidades que irão sediar os jogos de 2014. Em BH, as ações já começaram com um showroom montado especialmente para a Copa das Confederações, que vai até o dia 7 de julho, no Boulevard Shopping.

 

A exposição da Loja Brasil Original mostra as peças produzidas por mais de 400 artesãos de Norte a Sul do estado e apoiados pelos projetos de artesanato do Sebrae em Minas Gerais.  A ação tem o objetivo de aumentar a comercialização dos produtos mineiros e mostrar a diversidade de matérias-primas, criatividade e a cultura do estado para os turistas que irão visitar a capital mineira durante a Copa das Confederações.

 

Outras ações de mercado estão previstas para serem realizadas até 2015. Entre elas a publicação do Catálogo de Artesanato Minas Gerais, que terá edições especiais sobre decoração e utilitários e outro sobre moda e acessórios. A publicação mostra a foto do produto, com contatos do artesão, capacidade de produção e especificação das peças, editados em português, espanhol e inglês.

 

O catálogo de artesanato é uma ferramenta de comercialização que facilita a venda dos produtos mineiros fora do estado e em outros países. A próxima edição está prevista para ser lançada até o final deste ano.

 

O Projeto ExpoArt também irá capacitar artesãos em design de produtos, desenvolvimento de novas coleções e gestão de negócios. Os artesãos poderão, ainda, participar de palestras e seminários que serão realizados periodicamente pelo Sebrae.

 

Grupos e associações de artesãos, selecionados pelo Sebrae, também irão participar de um projeto para o desenvolvimento de souvenir, pequenas peças que retratem Minas Gerais e que o turista possa levar na mala como lembrança.  “Queremos que os artesãos desenvolvam novos produtos que remetam à cultura do estado e que o turista leve um pouco da nossa história”, explica a analista da Unidade de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae Minas, Sabrina Campos.

 

 

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