Edição impressaConfira a última edição impressa

As mil e uma utilidades do laser na medicina: Novo método vira aliado dos ginecologistas na menopausa

Depois de conhecido como tratamento e ser utilizado com excelência em várias  especialidades médicas, esse procedimento chega como uma boa alternativa de terapia não hormonal nos casos de atrofia vaginal, resgatando a sexualidade e o bem-estar da mulher.

O laser é um dos instrumentos de tratamento mais atual, bem-sucedido e não medicamentoso na área médica. Na dermatologia, ele está presente em mais de 70% dos procedimentos. Agora chegou a vez da ginecologia descobrir seus  poderes no tratamento de um dos sintomas mais comuns da menopausa (condição que acomete 13,5 milhões de brasileiras, segundo o IBGE): a atrofia vaginal. 

A técnica Monalisa Touch usa um tipo de laser de CO2 fracionado (Smartxide2), que recupera a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina, sintomas da atrofia vaginal.Tal distúrbio, causa o afinamento da mucosa da vagina e a diminui a lubrificação; o que torna a atividade sexual insatisfatória.

Desenvolvido pela Deka, empresa italiana líder mundial em laser nas áreas médica e odontológica, o Monalisa Touch (não hormonal) se destaca como terapia alternativa eficaz, além do tratamento à base de hormônios, disponível hoje para atenuar as consequências trazidas pelo climatério. “Infelizmente a atrofia vaginal é uma condição subestimada e um tabu que pode trazer sofrimento. É fundamental que as mulheres procurem orientação médica para se informar a respeito das opções de tratamento”, opina a ginecologista Vera Lucia da Cruz, professora da Faculdade de Medicina do ABC, que está coordenando o estudo do Monalisa Touch no Brasil. Diferente da terapia hormonal, com restrições em alguns casos; devido ao aumento do risco em câncer ginecológico , o novo laser requer poucas aplicações que podem ser realizadas após  avaliação e indicação do ginecologista.

ÁREAS DA MEDICINA EM QUE O LASER É USADO:

Dermatologia: antienvelhecimento, tratamento de manchas e lesões, depilação permanente, em casos de doenças de pele como psoríase, hiperhidrose

Oftalmologia: cirurgia corretivas, obstruções, tumores

Cirurgia plástica: lipo a laser

Nefrologia: cirurgia de trato urinário (cálculos renais)

Cardiologia: cirurgia com bisturi a laser

Urologia: tratamento da hiperplasia benigna da próstata

Vascular: esclerose de vasos

Ginecologia: cauterização de verrugas provocadas pelo vírus HPV e atrofia vaginal

 

 

Dúvidas Monalisa Touch

A partir de que idade a paciente pode utilizar o MT? A partir do momento que sentir os sintomas da atrofia vaginal, da menopausa. Antes, porém, são necessárias avaliação e indicação do ginecologista

Como é a aplicação, pode doer? Não dura mais do que 15 minutos, é feita no consultório do ginecologista. É indolor, mas se a paciente preferir pode ser usado um anestésico tópico. Ocorre uma leve sensação de calor somente.

Em média, quantas sessões são necessárias? De 1 a 3, dependendo de cada caso.

Como é o pós-aplicação? A paciente não deve ter relações por 15 dias.                 

Quem não pode fazer? Mulheres grávidas, que tenham doenças contagiosas (DSTs, HPV), mudanças de citologia no último Papa Nicolau, inflamações da vulva ou doenças relacionadas à coagulação sanguínea.

Foi aprovado pela Anvisa? Sim. O equipamento já tem seu uso legalizado no Brasil.

Onde as pessoas encontram o tratamento? www.monalisatouch.com.br

 

Dados menopausa

 13,5 milhões de brasileiras estão na menopausa, segundo estimativa do  IBGE

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, 1 bilhão de mulheres estarão no climatério

A média de início da menopausa gira em torno de  50 anos em decorrência da exaustão da reserva de folículos ovarianos

Sintomas:  irregularidade menstrual até interrupção da menstruação, ondas de calor, sudorese, palpitações, insônia,  irritabilidade, depressão, atrofia vaginal

Sobre a Deka
Líder mundial no desenvolvimento de produtos na área médica e odontológica. Fundada em Florença, na Itália, em 1981. Nesses últimos anos criou uma ampla gama de novas tecnologias para diversas especialidades (cirurgia endoscópica, cirurgia plástica, dermatologia, ginecologia, medicina estética e cirurgia, medicina esportiva, odontologia e otorrinolaringologia)

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.