Edição impressaConfira a última edição impressa

Aspectos de sustentabilidade credenciam os metais como solução ideal para a construção civil

68º Congresso da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração debate sobre Construção Metálica, dia 31 de julho, em Belo Horizonte (MG).

Nas formas mais diversas, o aço, o alumínio, o cobre, o bronze e o zinco estão cada vez mais presentes nas obras construídas em todas as partes do mundo. Seja nas fundações, nas estruturas e nos acabamentos, esses metais têm grande aplicação devido à sua versatilidade que permite erguer uma obra com grande rapidez, limpa e amigável com o meio ambiente, sem os conhecidos 25% de desperdícios encontrados nas construções tradicionais.

Esse cenário vem desafiando os fabricantes de materiais ferrosos e não ferrosos a seguir o ritmo da construção metálica, com a adoção de novas tecnologias que oferecem mais eficiência, reduzem ciclos e custos, potencializando uma utilização mais sustentável.

A aplicação de materiais ferrosos e não ferrosos estará em pauta no Painel ‘Construção Metálica’, dia 31 de julho, dentro da programação do 68º Congresso Internacional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. O evento, conhecido como o maior fórum de debate e relacionamento do setor minerometalmecânico da América Latina, ocorrerá de 30 de julho a 2 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

O Painel será coordenado pelo arquiteto Gustavo Penna, autor do projeto arquitetônico da nova sede da ABM, que fará uma apresentação sobre essa iniciativa, abrindo espaço para que outros panelistas abordem novas tendências em projetos inovadores. “A concepção do novo prédio contempla a sustentabilidade, utilizando recursos que possibilitem, por exemplo, o aproveitamento de ventilação e luminosidade natural, resultando em economia de energia”, destaca ele.

Arturo Chao Maceiras, diretor-executivo da Abinox – Associação Brasileira do Aço Inoxidável, mostrará exemplos da aplicação do material em projetos arquitetônicos no Brasil e no mundo. “Os atributos e as propriedades físicas do aço inox o qualificam com uma solução com excelente custo benefício, além de permitir projetos esteticamente belos e modernos”.

A durabilidade e os baixos custos de manutenção do aço inox constituem uma contribuição adicional, diz o engenheiro, complementando que o uso do aço inox em prédios públicos, no mobiliário e em equipamentos urbanos tem aumentado substancialmente nos últimos anos, devido ao interesse crescente pelos aspectos de sustentabilidade.

“O aço inoxidável é um dos materiais mais sustentáveis disponíveis para construção, pois proporciona uma vida útil longa, não requer o uso de produtos químicos perigosos para limpeza, além de possibilitar 100% de reaproveitamento de sua matéria-prima ao final da vida útil, colaborando com a sustentabilidade do planeta”, defende Arturo.

O engenheiro mecânico, Ricardo Suplicy Góes, gerente-executivo do ICZ – Instituto de Metais Não Ferrosos, falará sobre os aspectos de sustentabilidade do processo de galvanização por imersão a quente, que protege o aço contra a corrosão, aumentando sua vida útil. “Demonstraremos como ocorre esse processo, que consiste no revestimento de zinco no aço/ferro fundido, e que permite aumentar a vida útil do material”, adianta.

O uso do cobre na construção civil será defendido pelo engenheiro Gilson Silva, chefe do Departamento de Engenharia de Aplicação do Produto – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Paranapanema, única fabricante nacional de tubos e conexões de cobre e bronze.

“Trata-se de um material com boa resistência química, mecânica e à corrosão, fácil manuseio, soldabilidade, excelente condutibilidade térmica e elétrica, é 100% reciclável e possui longa vida útil”, resume o engenheiro, que falará sobre os processos de extrusão e trefilação a frio, que permitem obter um produto sem descontinuidades e espessura de parede uniforme.

Também participam do Painel ‘Construção Metálica’, Humberto Napoli Bellei (CBCA/IABr, aço), Leonardo Silvestre (CBMM, nióbio), José de Arimateia Nonatto (Abal, alumínio), Ronaldo do Carmo Soares (Abcem, construção metálica).

SERVIÇO
68º Congresso Internacional da ABM
Data: 30 de julho a 02 de agosto de 2013
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM
Site: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2013/informacoes-gerais.asp

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.