Edição impressaConfira a última edição impressa

Atletas de Minas Gerais reforçam time de São Paulo para Paralimpíadas

Terezinha Guilhermina e Claudiney dos Santos reforçam o Time São Paulo para as Paralimpíadas de 2016

           A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência renovou contrato de 24 integrantes do Time São Paulo Paralímpico e apresentou os 20 novos paratletas do grupo. Trata-se de uma seleção composta por atletas de elite, constituída por meio de um convênio assinado entre o governo de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro. A atleta Terezinha Guilhermina já fazia parte do time e Claudiney Batista dos Santos passa a reforçar a seleção paralímpica para as Paralimpíadas de 2016.

           A parceria visa avaliar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo dos atletas. Além dos atletas que já competiam pelo Time São Paulo, o grupo terá mais 16 atletas, das modalidades de atletismo, bocha, paracanoagem, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, judô, remo e vela. Entre os novos componentes também estão quatro atletas-guia e 13 membros da equipe técnica, como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

         Terezinha tem deficiência visual congênita em função de uma retinose pigmentar. A atleta começou no esporte em 2000, com a natação, mas optou pelo atletismo. Nas Paralimpíadas de Londres, conquistou duas medalha de ouro nos 100 e 200m classe T11. Em 2011, a atleta somou medalhas nos jogos Parapan no México, Mundial de atletismo Christchurch na Nova Zelândia e Mundial de Atletismo Abend Sportfest. Hoje, com 33 anos, tem o título de cega mais rápida do mundo, com recordes mundiais nos 100m e compete na classe T11, para atletas com perda total da visão.

         O atleta Claudiney tem deficiência física desde 2005, devido a um acidente de moto, que levou a amputação da perna esquerda. No mesmo ano, Claudiney conheceu o atletismo adaptado, e começou a praticá-lo no ano seguinte. O atleta compete nas provas de lançamento de dardo, disco e arremesso de peso. Em 2011, conquistou ouro no lançamento de dardo, e bronze no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Em 2012 garantiu prata nos Jogos Paralímpicos de Londres, e, no mesmo ano, ouro no Lançamento de dardo no Meeting Internacional de Paris.

        A partir da entrada dos novos esportistas, o Time São Paulo Paralímpico passa a ter 36 atletas e oito atletas-guia, das modalidades de atletismo, bocha, judô, natação, paracanoagem, remo, vela, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O convênio prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.