Edição imprensaConfira a última edição impresa

Beneficiários do BPC em Borda da Mata devem atualizar cadastro até dezembro de 2018

O Departamento de Desenvolvimento Social de Borda da Mata convoca todos os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que ainda não fizeram o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) para se cadastrar. As famílias já inscritas que ainda não atualizaram o cadastro em 2018 também devem atualizar as informações.
O cadastro é obrigatório e deve ser feito até o dia 28 de dezembro deste ano. Todos aqueles que perderem o prazo terão o benefício cortado a partir de janeiro de 2019. Já as pessoas que ainda não são beneficiárias, mas se enquadram no perfil para receber o BPC (idosos com 65 ou mais, com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo ou pessoas com algum tipo de deficiência), também devem fazer o cadastro para receber o benefício, garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).
Para idosos e pessoas com deficiência que tenham dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, maior de 16 anos e que tenha capacidade de prestar as informações. O beneficiário ou responsável familiar deve procurar o Departamento de Desenvolvimento Social, que fica ao lado do Cras, munido dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento e Conta de luz (ou água) recente, de todas as pessoas que moram na casa.
Em Minas Gerais, 450.653 pessoas recebem o benefício, sendo 190.261 idosos e 260.392 pessoas com deficiência.  Desse total, 139.250, 31% ainda precisam ser incluídos no CadÚnico para evitar a suspensão do benefício a partir de janeiro de 2019.

 

(Dados de março de 2018 – MDS).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam