Edição impressaConfira a última edição impressa

Boletim meteorológico pode ajudar o planejamento da produção de grãos, citrus e cana

 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está disponibilizando em seu site, semanalmente, o Informe Agrometeorológico, instrumento que vai ajudar analistas de mercado, produtores e técnicos agrícolas ligados ao cultivo de grãos, café, citrus e cana-de-açúcar a programar melhor suas atividades frente às influências climáticas. O caminho para o acesso é PRODUTOS E SERVIÇOS/ GEOTECNOLOGIA/ PROJETO GEOSAFRAS/ ESTIMATIVA DE PRODUTIVIDADE/ MONITORAMENTO AGROMETEOROLÓGICO.

O objetivo é identificar as condições de desenvolvimento dos produtos em cada mesorregião estadual com produção significativa. Segundo informações do setor de Geotecnologias da Conab, a análise baseia-se na localização das áreas de cultivo (mapeamentos) e no impacto que o clima pode causar nas diferentes fases do desenvolvimento das culturas, além da condição de vegetação observada em imagens de satélite.

No caso da soja, por exemplo, o mapa registra que as chuvas estão sendo favoráveis para o enchimento de grãos no noroeste do Rio Grande do Sul. Já no sul do Maranhão, leste do Tocantins, sudoeste do Piauí e oeste da Bahia, região conhecida como MATOPIBA, as poucas chuvas têm prejudicado o algodão, o milho 1ª safra e a soja, que estão em floração e/ou enchimento de grãos.

Dentre os parâmetros agrometeorológicos, destaca-se a precipitação acumulada, o desvio da precipitação com relação à média histórica (anomalia) e a umidade disponível no solo, mas apenas um deles é mostrado no Informe. O maior peso é atribuído no mapa à cultura com maior área plantada no momento da análise, no caso dos grãos.

Ainda, de acordo com o informe técnico, a classificação “favorável” é considerada quando a precipitação é adequada para a fase do desenvolvimento da cultura; a “favorável com restrições”, quando houver possíveis problemas por falta ou excesso de chuvas; e a “desfavorável”, quando houver problemas crônicos ou extremos de falta ou excesso de precipitações, que podem causar impactos significativos na produção. (Raimundo Estevam/ Conab)

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.