Edição impressaConfira a última edição impressa

Bordamatense apresenta pesquisa sobre a “Festa da Borda” no XI Encontro Nacional de História Oral.

No período de 10 a 13 de julho, o XI Encontro Nacional de História Oral, foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Largo de São Francisco, no centro do Rio de Janeiro (RJ).

O XI Encontro Nacional de História Oral tem como tema “Memória, Democracia e Justiça”. No mundo contemporâneo, nas últimas décadas, inúmeras sociedades viveram transições políticas importantes: passaram de regimes ditatoriais e arbitrários para regimes democráticos. Neste processo de transição algumas questões são fundamentais. Entre elas: a memória e o direito à verdade e à justiça. A história oral – que trabalha com depoimentos, testemunhos, memória, trauma, verbalização e ressignificação do passado e das experiências de vida – muito tem a contribuir para este processo.

O evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil, além de convidados estrangeiros.

O XI Encontro Nacional de História Oral é promovido pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e reúne professores e acadêmicos de várias instituições de ensino superior do país, em um encontro nacional de grande relevância para o ensino e a pesquisa histórica.

O acadêmico do curso de História da Univás, Cleyton Antonio da Costa apresentou o trabalho intitulado “Identidade, Representação e Memória: A festa como sociabilidade na cidade de Borda da Mata – MG”, aceito no Simpósio Temático “001. A história, a memória e as práticas historiográficas.”, coordenado por Antonio Torres Montenegro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFP) e Regina Beatriz Guimarães Neto, também da UFP.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.