Edição impressaConfira a última edição impressa

Caixa recebe prêmio por reabilitação ocupacional de empregados

Programa de reinserção profissional do banco conquistou o primeiro lugar em premiação do CBSSI

 

A Caixa Econômica Federal recebe, no próximo dia 16, em Campinas (SP), o Prêmio de Reabilitação e Readaptação Profissional, promovido pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI). O Programa de Reabilitação Ocupacional (PRO) da CAIXA conquistou o primeiro lugar na categoria Órgãos Públicos. A premiação tem como objetivo reconhecer as ações na área de reabilitação, acessibilidade, inclusão social e gestão do absenteísmo em empresas e entidades públicas.

 

De acordo com a superintendente nacional da CAIXA na área de Relacionamento e Benefícios, Susie Helena Ribeiro, esta é uma prática consolidada no banco. “O PRO está disponível em todo o território nacional, com procedimentos padronizados, atuando na orientação, realocação e acompanhamento de empregados. Essas ações se alinham às iniciativas de promoção da saúde do trabalhador”, afirma.

 

O PRO busca assegurar as condições para a reinserção ou readequação do empregado ao ambiente de trabalho, e sua reabilitação ocupacional. O público alvo do programa é composto por empregados em retorno de licença por acidente de trabalho ou tratamento de saúde, por doença ocupacional, em período igual ou superior a 180 dias, e empregados encaminhados pela reabilitação profissional do INSS.

 

Programa de Reabilitação Profissional:

Desde a implementação do programa, em 2004, até maio deste ano, foram inscritos 6.455 empregados, em âmbito nacional, dos quais 2.480 foram reabilitados. As despesas decorrentes da participação no Programa, como avaliação clínica, exames complementares, passagem, hospedagem e alimentação, são custeadas pela CAIXA. O PRO tem colaborado para a redução da reincidência de afastamentos, pelos empregados participantes do programa, para o retorno efetivo ao trabalho e a recuperação da produtividade, além da aceitação da limitação do empregado pelo gestor e pela equipe da unidade de lotação.

 

O programa conta com equipe de atendimento formada por assistente social, médico, psicólogo e representante do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho. Há cerca de 70 profissionais dedicados ao PRO em todo país.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.