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Campanha de Amamentação será exibida em sessões de cinema

Com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, a campanha tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e sua esposa Roberta Rodrigues

 

O Ministério da Saúde lançou a Campanha da Amamentação, na quinta-feira (1) em Brasília, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adesão de 150 países. O evento foi realizado numa sala de cinema com exibição para mães dentro do Cinematerna, um horário exclusivo dado a elas e aos seus bebês durante a programação do cinema, em ambiente com temperatura amena e luz suave. Para a exibição, o ministério fez parceria com 10 redes de cinema, que colocarão à disposição 60 salas em 30 cidades de 14 estados. A organização não governamental Cinematerna foi criada em 2008, para fomentar a retomada da vida social das mães.

 

“A campanha passa a mensagem que a mulher precisa de apoio para o aleitamento e para isso, precisamos mobilizar a família e os profissionais de saúde. O aleitamento materno não se reflete somente na saúde na infância, mas também na fase adulta desta criança, pois a amamentação reduz riscos de obesidade e pressão alta,” destacou o coordenador da Área de Saúde da Criança, Paulo Bonilha durante evento de lançamento em Brasília. ”Nós fundadoras da Cinematerna amamentamos nossos filhos até os dois anos de vida e acreditamos na importância da amamentação, no vínculo que o ato proporciona e nos benefícios que traz para o bebê”, acrescentou Irena Nagashima, uma das fundadoras da Cinematerna.

 

Em 2013, a campanha do Ministério da Saúde, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz o slogan Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você e será lançada pela primeira vez numa sala de cinema. Com foco no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil para garantir o aleitamento até os dois anos, tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e a esposa Roberta Rodrigues, pais dos gêmeos Guilherme e Felipe, nascidos em abril deste ano.

 

O Ministério da Saúde irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Serão cerca de 200 mil cartazes que deverão ser afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados.

De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009, 41 % das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.

A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.
ESTRATÉGIA – A Rede Cegonha foi criada pelo governo federal para garantir à mulher e à criança um atendimento seguro, humanizado e de qualidade, no planejamento reprodutivo da família, na adequada atenção ao pré-natal, parto e pós-parto, além do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os dois anos de idade.
A Rede Cegonha permite a ampliação do acesso, acolhimento e qualidade no atendimento de mães e bebês na Rede Pública de Saúde. Em todo País, R$ 3,6 bilhões foram investidos desde a criação da estratégia, em maio de 2011.

 

As ações de aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em parceria com os Estados e Municípios estão entre as principais estratégias da Rede Cegonha voltadas para a saúde da criança. Entre as ações está a certificação de hospitais na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que tem como objetivo o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. E recentemente também foi criado o programa Cuidado Amigo da Mãe. Hoje, o Brasil possui 315 hospitais credenciados nas 27 unidades da Federação. A duração média do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) em crianças que nasceram em Hospital Amigo da Criança é de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que nasceram em unidades não habilitadas.

 

BANCO DE LEITE – A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é a maior e mais complexa do mundo, pois conta com 210 Bancos de Leite e 117 postos de coleta em todo o País. Por ano, são coletados em média 166 mil litros de leite humano que beneficiam, aproximadamente, 170 mil recém-nascidos. Além disso, o modelo de Banco de Leite Humano brasileiro é referência internacional. O Brasil já exportou técnicas de baixo custo para implantar bancos de leite humano em 23 países da América Latina, Caribe hispânico, Península Ibérica e África.

 

“O leite é mais do que um alimento e mais do que um medicamento; é um fator de sobrevivência. Temos orgulho ter sermos a maior rede de leite humano do mundo. Essa rede também é um lugar de apoio a mulheres que amamentam. Somente ano passado, mais de 2 milhões de mulheres tiveram direito de seguir amamentando seus próprios filhos por uma ação assistencial direta praticada por essa Rede”, disse João Aprígio de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Leite Humano.

 

Em 2013, o Ministério da Saúde investirá R$ 7 milhões em procedimentos realizados pelos Bancos de Leite. O valor foi mais que quadriplicado – acréscimo de 411% –, em relação ao total gasto atualmente pelos bancos, de cerca de R$ 1,7 milhão por ano. Outros R$ 746 mil para construção de cinco novos bancos de leite e R$ 3,9 milhões para a reforma de 53 bancos de leite em todo o País até o fim de 2013 com recursos da estratégia Rede Cegonha.

 

 

Por Maressa Ribeiro, da Agência Saúde.

 

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