Edição impressaConfira a última edição impressa

Campanha Setembro Amarelo em Borda da Mata leva informações sobre o suicídio a quase mil pessoas

O assunto ainda é tabu: suicídio. E os números são alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde o Brasil, 11 mil pessoas em média tiram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Para prevenir e chamar atenção para o assunto, em todo o país acontece a campanha Setembro Amarelo, com ações para a conscientização de prevenção ao suicídio.
Em Borda da Mata, o Cras Sebastiana Marques e as equipes de Saúde da Família, com o apoio do Departamento de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde promoveram diversas atividades para tratar sobre o assunto com crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.
As três escolas estaduais de Borda da Mata, incluindo o Cervo e Sertãozinho e o Colégio Nossa Senhora do Carmo receberam a equipe do Cras e as enfermeiras Graziela Nogueira e Aline Siqueira que abordaram o tema de maneira clara e objetiva. O psicólogo Valdecir Vieira e a médica psiquiatra Juliana Megale Motta realizam palestras abertas à população na Câmara Municipal. A psicóloga Rosana Mara dos Santos falou com as famílias no Cras Anexo Santa Cruz. Uma ação com o projeto Academia da Saúde reuniu os participantes para uma caminhada nas praças centrais, além de informações com as profissionais da Saúde. Cerca mil pessoas participaram diretamente das atividades no decorrer do mês de setembro.
De acordo com a coordenadora do Cras, Marcela Machado, a campanha só foi possível porque as parcerias entre escolas, palestrantes e apoiadores abraçaram a causa “com o envolvimento dos participantes nas palestras, conseguimos desmistificar muitos assuntos relativos às causas e prevenção ao suicídio, e também muitas dúvidas. Acredito que essa ação tenha gerado uma grande conscientização.”

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.