Edição impressaConfira a última edição impressa

Casos de dengue em Minas Gerais já é praticamente o dobro do que os registrados no ano passado inteiro

Dengue

Até os primeiros dias de agosto, Estado registou 111.866 casos da doença

Nos sete primeiros meses de 2015, já foram registrados 1.350.406 casos de dengue. O número representa um aumento de 129% em relação a todo o ano de 2014, quando foram apontados 589.107 episódios, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Em Minas Gerais, até 14 de agosto, foram confirmados 111.866 casos de dengue – 126,6% a mais do que o número de casos do mesmo período do ano passado. A cada 100 mil habitantes, 802 apresentam a doença.

Problema de saúde pública

O Brasil é o País número 1 em dengue e a incidência da doença cresce a cada semana.

Entre as doenças que são transmitidas por mosquitos, atualmente a dengue é que a mais se dissemina no mundo e está presente em mais de 100 países, que representam quase metade da população mundial. A dengue pode causar surtos imprevisíveis, que podem levar à paralisação dos sistemas locais de saúde e causar transtornos à vida da comunidade, como o fechamento de escolas e parques públicos, bem como a ausência prolongada ao trabalho.

Não há tratamento ou prevenção específica para a dengue. O alívio dos sintomas é feito por meio de medicamentos como analgésicos, antitérmicos e hidratação, conforme orientação médica.

A dengue é uma doença que traz grande impacto médico, social e econômico. Além de medidas de prevenção para combater o mosquito, uma vacina contra dengue, eficaz e segura, será uma importante ferramenta de saúde pública para o controle da doença.

Prevenção pela vacinação

A Sanofi Pasteur é a empresa que tem a vacina contra dengue mais avançada do ponto de vista clínico e industrial. No Brasil, em março deste ano, a empresa submeteu o dossiê regulatório da sua Vacina contra Dengue à Anvisa para obtenção do seu registro. A chegada da vacina contra dengue no Brasil está prevista para 2016.

Uma nova análise positiva realizada sobre os resultados dos estudos de eficácia e segurança da vacina contra dengue, conduzidos na América Latina e na Ásia, foi publicada em 27 de julho de 2015, no New England Journal of Medicine. Os resultados mostraram que em indivíduos acima de 9 anos de idade a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur proporciona proteção em duas das condições clínicas mais preocupantes: as hospitalizações e as formas graves da doença, que podem levar ao óbito, como a dengue hemorrágica. A vacina contra dengue reduziu em 93% os casos graves da doença e em 80,8% os casos de hospitalização, contribuindo para reduzir a carga e o impacto social e econômico da dengue nos países endêmicos. A vacina contra dengue demonstrou 66% de eficácia contra os casos da doença por qualquer sorotipo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.