Edição impressaConfira a última edição impressa

Cemig recomenda ações para reduzir os focos de queimada

As queimadas em Minas são causadas principalmente pela queima preparatória de pastos e de terrenos para plantio – especialmente em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar, além da queima de lixos e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas, atingindo a vegetação seca.

 

A queimada, extremamente prejudicial ao meio ambiente, causa danos aos cabos condutores de energia, podem queimar postes de madeira e provocar choques, causando desligamentos acidentais, o que afeta a todos os consumidores.

 

Quando o fogo atinge sedes municipais, vários órgãos públicos de saúde e segurança são prejudicados, pois o tempo de restabelecimento de energia nesses casos é elevado devido aos danos provocados na rede elétrica.

 

Para ajudar a diminuir os índices de focos de queimadas, a Cemig recomenda:

 

  • fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 6200), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo;
  • não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;
  • não realizar queimadas a menos de15 metrosde rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

 

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o  indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

 

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.