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Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) inicia atividades em Borda da Mata

O CRAS Sebastiana Marques é o órgão público responsável pela Proteção Social Básica em Borda da Mata, com o objetivo principal de fazer a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A coordenadora do CRAS, Marília Sáber, explica que a proteção básica também pode ser ofertada por entidades privadas, é o caso da Guarda Mirim Irmã Martha, e complementa “uma das funções do CRAS é articular a rede de serviços assistenciais, isso significa fazer contato com todas as entidades que oferecem atividades, ou seja, o CRAS encaminha para as entidades, pessoas que possam ser inseridas nos serviços ofertados por elas e as entidades encaminham para o CRAS os casos que não podem atender”.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). Trata-se de um trabalho continuado, que objetiva fortalecer a função protetiva da família, a promoção de ganhos sociais e materiais à família, a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassitenciais. De acordo com a psicóloga Marília Barbosa Megale, “o CRAS representa o apoio social à família, por meio da articulação do acesso das pessoas aos programas que já existem, como programas de esporte, ginástica para terceira idade, e oferecer o que ainda não tem.”

Conforme a identificação da situação de vulnerabilidae da família verificada pela equipe técnica do CRAS, é elaborado um plano de ações que visa ajudar aquele indivíduo a superar o problema. Segundo o assistente social, Luciano Pereira Silva, o acolhimento da família é feito de forma a não culpabilizá-la por estar em determinada situação “é preciso ter um olhar social para enxergar o problema e a causa, olhar com dignidade para que as pessoas sejam emancipadas daquela situação”.

O Cras de Borda da Mata inicia as atividades no dia 03/09/2012, com sede na Rua Salvador Orlandi, 53.

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