Edição impressaConfira a última edição impressa

Colégio Loyola lançará oficialmente nova linguagem visual da Companhia de Jesus no dia 9

Com projetos sociais, educacionais e culturais relevantes no Brasil, jesuítas pretendem evidenciar os trabalhos e suas mensagens, reforçando sua identidade e missão.

Tradição, história e valores estão traduzidos na nova marca e no novo portal (www.jesuitasbrasil.com) da Companhia de Jesus. O marco ocorreu nacionalmente no dia 31 de julho, data em que é comemorado o aniversário de Santo Inácio de Loyola (1491-1556). Mas no dia 9 de agosto, o Colégio Loyola lançará oficialmenteem Belo Horizonte um marco destacando a nova linguagem visual. O evento faz parte da Semana Inaciana, onde são realizadas várias atividades que resgatam os valores deixados por Santo Inácio de Loyola.

Com essa nova linguagem visual e um processo de comunicação unificado e estratégico, a Companhia de Jesus pretende reforçar sua identidade e missão; e levar ao conhecimento da população os projetos sociais, educacionais e culturais relevantes e de grande alcance que desenvolve no País. “Ao dar maior visibilidade a essas obras e projetos, acreditamos, inclusive, contribuir para estimular outras iniciativas do gênero e atrair boas parcerias”, diz padre Geraldo Lacerdine, diretor de Comunicação da Companhia de Jesus.

 

Nova Marca

Para a definição da nova identidade visual foi realizada uma pesquisa entre jesuítas e colaboradores em todo o País. A marca, desenvolvida pela agência BrightHouse Brasil, tem uma linguagem visual moderna e de destaque, acompanhando a evolução da Companhia de Jesus. “Mais do que um projeto gráfico, resume o posicionamento e a amplitude da atuação dos jesuítas frente a novas questões da sociedade, nos campos cultural, educacional e social”, explica padre Lacerdine.

Desenvolvida dentro do conceito de tradição e modernidade, sem prejuízo da essência da missão da Companhia, a marca manteve os antigos símbolos, pois revelam características importantes da ordem dos jesuítas: Sol (dimensão missionária da Companhia, além fronteiras), Cravos e Cruz (símbolos máximos do Cristianismo) e o IHS (nome de Jesus). O elemento incorporado à nova marca foi a Trama, que demonstra o corpo apostólico universal. A nova cor usada foi o vermelho dégradé, cor universal da Companhia.

            A nova marca será aplicada em todos os materiais usados pelas obras e colégios da Companhia, incluindo sites, papelaria, uniformes e fachadas, ao lado dos logos de cada unidade. “Nos colégios, por exemplo, o objetivo é que alunos, pais e a equipe de profissionais da escola se identifiquem como integrantes de uma rede de ensino, a Rede Jesuíta de Educação. E isso também deve acontecer em todas as nossas obras”, completa padre Lacerdine.

 

Novo portal

Com conteúdo rico, amplo, diversificado e layout moderno, o portal jesuitasbrasil.com surge para ser um canal de diálogo com a sociedade sobre assuntos relevantes nas áreas da educação, cultura, política e social, sempre com ênfase na espiritualidade da Companhia de Jesus. Há vários ícones, como educação, sobre os colégios e projetos da Companhia; cultura, com museus e projetos na área; e social, com todas as iniciativas da ordem religiosa. Traz também artigos escritos por jesuítas especializados em diversas áreas do conhecimento.

              O portal, no ar a partir de 31 de julho, apresenta três produtos interativos, com recursos especiais: Linha do Tempo, sobre a história dos jesuítas no Brasil (ao clicar um ano específico, o usuário tem acesso a um verbete e vídeo da época); Mapa Mundi, onde o usuário poderá conhecer as obras da Companhia por áreas em todo o Brasil e no mundo (quando clica, por exemplo, no item social, ilumina todas as regiões do Brasil e do mundo onde a Companhia mantém projetos); e Exercícios Espirituais Interativos, uma proposta de explicação interativa em que o internauta poderá conhecer a experiência de Santo Inácio de Loyola de forma aprofundada e moderna, navegando pela pintura do jesuíta José Maria Fernandes Machado.

 

Companhia de Jesus

É uma ordem religiosa, fundada em Roma no século XVI, por Inácio de Loyola e seus companheiros jesuítas, pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana. Sua missão é dar respostas efetivas às demandas sociais. Para isso, os esforços concentram-se na formação integral do indivíduo, sob o ponto de vista educacional, assistencial e cultural, e na valorização dos conceitos de cidadania, ética e solidariedade. A Companhia está presente em mais de 130 países e tem em sua estrutura centros educacionais, sociais e de formação, em várias regiões do mundo. Também mantém parcerias com instituições de assistência social.

 

Missão

A missão da Companhia é o serviço da fé e a promoção da justiça, do diálogo intercultural e inter-religioso, restaurando a integridade e a dignidade do ser humano, por meio de relações justas com Deus, uns com os outros e com a Criação.

Uma das principais características dos jesuítas, em seus quase 500 anos de história, é o respeito e a valorização da diversidade cultural. Atualmente, muitos atuam no apostolado espiritual, orientando Exercícios Espirituais; outros, em paróquias confiadas à Companhia; e na formação de lideranças para uma missão mais comprometida com a sociedade, no campo da política, economia e da cultura, contribuindo para a transformação da realidade. É expressiva a atuação dos jesuítas junto aos jovens das mais diversas realidades sociais.

No Brasil, a Companhia de Jesus se divide em três províncias (BRM, BRC, BNE) e uma região (BAM). A Brasil Meridional (BRM) corresponde aos estados do Paraná, Santa Catarina Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Província do Brasil Nordeste (BNE) engloba o Espírito Santo, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. A Brasil Centro-Leste (BRC) abrange os estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal. A região Brasil Amazônia (BAM) é formada pelos estados Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.

 

Atuação da Companhia no Brasil e no Mundo

 

Educação – A Companhia de Jesus proporciona educação de qualidade para mais de três milhões de pessoas em uma das maiores redes de educação do mundo, a Rede Jesuíta de Educação, que abraça mais de 180 colégios, 200 universidades e faculdades e 2724 centros de Educação Popular Fé e Alegria – amplo projeto que promove atividades nas áreas de educação.

Os jesuítas têm uma longa história de contribuição para a melhoria da educação no País. Fazem parte da Rede Jesuíta de Educação no Brasil 15 colégios de educação básica, seis Universidades/faculdades e mais de 15 unidades de Educação Popular Fé e Alegria.

Só no Brasil, a Rede Jesuíta de Educação atende cerca de 150 mil alunos oferecendo ensino de qualidade, com uma formação integral, educacional e humana. Todas as instituições de ensino têm projetos de responsabilidade social – alguns incluem a concessão de bolsas de estudos de até 100%. Há, ainda, mais de 70 projetos sociais e educacionais espalhados por todo o território nacional, que beneficiam milhares de pessoas. São comuns os Centros de Atendimento Social e Centros de Coordenação social que gerenciam concessão de bolsas de estudos universitárias, projetos e atividades nesta área.

Escolas da Rede Jesuíta de Educação no Brasil: Colégio São Luís e Colégio São Francisco Xavier (SP/SP), ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (Santa Rita do Sapucaí/MG), Colégio Santo Inácio (RJ/RJ), Colégio Anchieta (Nova Friburgo/RJ), Colégio Santo Inácio (Fortaleza/CE), Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS), Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG) Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG), Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA), Colégio Agrícola de Itapiranga (Itapiranga-SC) e Colégio Catarinense (Florianópolis/SC), Colégio Nossa Senhora Medianeira (Curitiba/PR), Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Escola Santo Afonso Rodriguez – ESAR (Teresina/PI).

Universidades da Rede Jesuíta de Educação no Brasil: Pontifícia Universidade Católica – PUC (RJ/RJ), Universidade Católica de Pernambuco – Unicap (Recife/PE), Fundação Educacional Inaciana – FEI (São Bernardo do Campo/SP), Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, Escola Superior Dom Helder Câmara (Belo Horizonte/MG) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (Porto Alegre/RS).

Ainda no campo da Educação, a Companhia atua na pesquisa cientifica aportando com diversas áreas do conhecimento: filosofia, teologia, antropologia, psicologia, matemática, astronomia, genética, botânica, química, ciência política, sociologia, arte e direito, entre outros.

 

Projetos sociais – Tradicionalmente, a Companhia de Jesus mantém projetos sociais consistentes, por meio dos quais leva qualidade de vida e desenvolvimento a milhares de brasileiros. Entre os projetos estão:

– Movimento Fé e Alegria: projeto amplo que promove atividades nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer. Nasceu na Venezuela em 1955 e hoje está presente em vários países. No Brasil, atua em 14 estados e beneficia milhares de crianças e jovens da periferia das grandes cidades e da zona rural.

– CAJU: fundada em1984, a Casa da Juventude Padre Burnier tem grande impacto em jovens de famílias de baixa renda. Com atuação em Goiânia (GO), oferece serviço especializado sobre juventude – formação, assessoria e pesquisa -, em um acompanhamento a grupos comunitários e organizações juvenis, possibilitando ações de prevenção primária. Entre as atividades estão cursos de informática e cidadania, oficinas de afetividade e sexualidade e de teatro e dança, além de cursos de formação e qualificação no mercado de trabalho; e atendimento psicossocial.

Centro Cultural de Brasília– CBB: fundado em 1975, em Brasília, promove atividades religiosas, culturais, de pesquisa e ação social;

OCA – Oficinas Culturais Anchieta: desenvolvido pelo Pateo do Collegio, oferece a crianças, adolescentes e adultos de Embu das Artes oficinas profissionalizantes, de arte e reforço escolar.

A Companhia desenvolve diversos projetos sociais em todo o mundo. O Serviço Jesuíta aos Refugiados atua em 50 países junto a imigrantes em situação de vulnerabilidade. A Companhia possui uma Congregação formada por 212 jesuítas com trabalhos nas áreas de educação e social, em prol da população da Etiópia, Quênia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda. Os jesuítas estão, ainda, na África, com o projeto Rede Jesuíta contra a AIDS. Mais da metade dos jesuítas em formação encontra-se em países em desenvolvimento, envolvidos com educação.

– Centro Santa Fé – social.

 

Juventude – Em todas as regiões do Brasil, a atuação da Companhia de Jesus com a juventude busca ser afetiva e efetiva, empenhada na formação e no acompanhamento de jovens na realização de seus sonhos e projetos de vida.

           Atenta à realidade juvenil e a seus desafios nas diferentes regiões do País, a Companhia de Jesus busca organizar esse trabalho por meio da articulação das Redes Inacianas de Juventude – RIJ.

As RIJ, guardadas as diversidades de cada região, tanto são uma articulação de jesuítas e jovens animados pelo carisma inaciano, quanto buscam ser espaço de organização comum, protagonismo juvenil, solidariedade e trocas de experiências pessoais e comunitárias.

É forte o apelo à formação de redes de articulação e de cooperação de ações da Companhia, como um princípio da ação apostólica. “Os desafios do mundo e da realidade juvenil brasileira nos levam a transcender as nossas fronteiras institucionais e a articular-nos em redes de partilha, intercâmbio, colaboração e gestão”, explica padre Lacerdine.

 

Cultura – A intervenção no campo da cultura é organizada a partir dos Centros Loyola de Fé e Cultura, com museus e centros culturais, espalhados pelo Brasil, , que têm por objetivo a reflexão cultural ligada às demais dimensões do ser humano, como cidadania, direitos, resgate da dignidade a partir da cultura. Há também intervenção no campo da arte (musica, poesia, literatura e artes plástica), com a produção cultural de diversos escritores e artistas jesuítas.

 

Paróquias – O trabalho paroquial compreende quase toda a extensão brasileira com paróquias, que trabalham a catequese, o acompanhamento dos cristãos, as celebrações litúrgicas diárias e o ministério dos sacramentos ao povo de Deus.

 

Espiritualidade – A Companhia tem também forte atuação no campo da Espiritualidade, com diversas casas de Retiro pelo Brasil, onde se aplicam os Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

 

 

Relações com a Imprensa
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
Caroline de Paula

Email: carolinepcl@gmail.com

Tel.: 31-92799319

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.