Edição impressaConfira a última edição impressa

Comissão de Esporte da ALMG repudia racismo contra Tinga

Deputados da ALMG apoiam jogador cruzeirense, que sofreu constrangimento em jogo da Libertadores no Peru.

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na terça-feira (18/2/14), manifestação de repúdio contra o ato de racismo sofrido pelo jogador do Cruzeiro Esporte Clube, Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga, a requerimento dos deputados Marques Abreu (PTB), Mário Henrique Caixa (PCdoB) e Ulysses Gomes (PT). Os parlamentares também assinaram um segundo requerimento, também aprovado pela comissão, de apoio ao jogador.

No último dia 12, Tinga foi vítima de racismo na partida da Taça Libertadores da América, contra o Real Atlético Garcilaso, do Peru, na cidade de Huancayo. Parte da torcida peruana fez gestos e emitiu sons semelhantes ao de um macaco toda vez que o jogador tocava na bola. Era a estreia do time mineiro na competição deste ano. O Cruzeiro perdeu por 2a1.

A manifestação de repúdio será encaminhada formalmente à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Esta comissão tem o dever de zelar pelo direito de igualdade estabelecido na Constitução da República, repudiando todo e qualquer ato de racismo no esporte. Desta forma, a manifestação tem o nítido escopo de reprimir ações de constrangimento e racismo em partidas de futebol”, afirmam os signatários do requerimento.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.