Edição impressaConfira a última edição impressa

Compra do presente de Dia dos Namorados em 4 passos

dia dos namo

A proximidade do Dia dos Namorados faz com que muitas pessoas comprem presentes por impulso. Este é um perigo para as finanças, pois o desejo de agradar somado ao apelo comercial do período podem levar ao endividamento. Porém, é possível fazer uma boa compra, que agrade tanto o par, quanto o bolso.

De acordo com o educador financeiro e diretor da Unidade DSOP Belo Horizonte, Sandro Borges, é importante olhar para as próprias finanças e “não se deixar levar apenas pelo lado emocional que a data desperta. Quem ainda não planejou a compra do presente precisa se organizar e fazer uma boa pesquisa de preços para não se endividar nesta data comemorativa”, diz.

O primeiro passo é ter consciência de sua verdadeira condição financeira. Aos namorados que não têm dinheiro para comprar a vista, é importante observar se a compra parcelada não fará com que perca a força de pagamento com o passar dos meses e correr o risco de se tornar inadimplente. Caso já tenha dívidas em aberto, adquirir uma nova não é indicado.

Que tal optar por presentes baratos, mas que surtam um efeito certeiro, como chocolates, cartão ou flores colhidas no dia? “Substituir um presente caro por um mais barato e significativo é bom por dois motivos: por agradar a pessoa amada e por evitar o endividamento. Afinal, quem deseja comprometer as finanças em médio e longo prazo?”, orienta Sandro Borges.

A quem fez economias e poupou dinheiro para comprar o presente, a orientação é que procure por um item cujo valor corresponda a quantia reservada – para que não seja necessário se endividar – e que compare preços. Afinal, em datas comemorativas os valores podem sofrem grandes variações de acordo com as praças.

“Hoje existem diversos canais de compras, como internet, shoppings populares, lojas de marca, lojas de rua ou de departamento. Então, é importante não deixar para a última hora e tirar pelo menos uns dois dias para fazer um orçamento e adquirir o presente pelo melhor preço”, diz Sandro Borges.

Compre o presente do Dia dos Namorados em 4 passos:

  1. Antes de ir às compras, analise suas finanças. É importante ter consciência de sua verdadeira condição financeira para não agir por impulso;
  2. Caso esteja endividado, prefira presentear com itens simbólicos de grande valor sentimental, como flores colhidas no dia e um cartão apaixonado;
  3. Caso não tenha se planejado, mas disponha de dinheiro para comprar à vista, verifique as possibilidades mais adequadas ao bolso, como chocolates ou livros;
  4. Se poupou dinheiro para esse momento, pesquise preços em diferentes locais, negocie o valor da compra e argumente por descontos; valorize seu dinheiro!

Fonte: DSOP Educação Financeira

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.