Edição impressaConfira a última edição impressa

Consumo de drogas preocupa população do Sul de Minas

Relação entre entorpecentes e aumento da criminalidade foi discutida em Poços de Caldas. 

Dados da Polícia Militar apontam um considerável aumento no número de crimes violentos no Sul de Minas. Com o objetivo de debater a relação desse fato com o consumo de drogas na região, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, no dia 24 de abril, reunião conjunta das Comissões de Saúde, de Segurança Pública e de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras drogas em Poços de Caldas, a maior cidade da região. A reunião contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).

De acordo com o comandante da 18ª Região da Polícia Militar, coronel Edilson Costa, o número de crimes violentos no Sul de Minas subiu de 3.129 registros, em 2012, para 3.681 ocorrências, em 2013 – um aumento de 17%. Somente em Poços de Caldas, esses crimes cresceram 73% de um ano para o outro, com um total de 331 registros em 2013.

A associação do aumento dos crimes violentos com o consumo de drogas se dá pelo fato de que os pequenos roubos normalmente estão ligados à necessidade de dinheiro ou de moedas de troca para a compra de entorpecentes. O coronel Edilson Costa também apresentou outras estatísticas relacionadas à segurança pública na região. O efetivo da PM no Sul de Minas é de 4.151 militares, número 22% menor que o contingente previsto para a região, que é de 5.376 policiais. Ainda de acordo com o comandante, no ano passado foram presas 47.348 pessoas e apreendidas 1.914 armas de fogo na 18ª Região da PM.

O relatório da PM também informa que foram apreendidos, também no ano passado, mais de 10 mil quilos de crack, cerca de 750 quilos de maconha e quase 20 mil quilos de cocaína no Sul de Minas. Como alento ao combate às mazelas causadas pela criminalidade e pelas drogas, o coronel Edilson Costa afirmou que a região já recebeu 160 novas viaturas e tem a previsão de acréscimo de 257 profissionais em seu efetivo policial em 2014. Ele também ressaltou ações do Governo do Estado, como a previsão de construção e reforma de presídios; a implantação de centros socioeducativos; o projeto de videomonitoramento Olho Vivo; e programas de prevenção contra arrombamentos de caixas eletrônicos e de cumprimento de mandados de prisão e de recaptura de presos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.