Edição impressaConfira a última edição impressa

Deputados mineiros debatem atuação da polícia em ato de vandalismo

Convidados da Comissão de Segurança Pública avaliam procedimentos e discutem aperfeiçoamento da ação governamental

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) assistiram, na terça-feira (2/7/13), a vídeos produzidos pela Polícia Militar e emissoras de TV com as cenas de vandalismo na região da Pampulha, em Belo Horizonte, ocorridas no dia 26 de junho, data do jogo entre Brasil e Uruguai pela Copa das Confederações. Durante a reunião, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), parlamentares e autoridades da segurança pública e do Poder Judiciário discutiram os procedimentos adotados pela polícia para conter a ação dos vândalos.

Rodrigues avaliou as manifestações como uma novidade para todos, pois em meio a 40 mil jovens protestando em paz havia entre 500 e 600 pessoas com a intenção de provocar tumultos. Esses vândalos, segundo ele, se colocaram estrategicamente entre a polícia e os manifestantes pacíficos, impedindo ações mais enérgicas da polícia sem causar mortes e ferimentos em pessoas inocentes. Mesmo assim, o deputado elogiou a postura da PMMG no episódio, que, segundo ele, apesar dos prejuízos materiais, priorizou a vida das pessoas. Essa foi a orientação dada pelo comando, confirmou o assessor de imprensa da PM, major Gilmar Luciano.

Segundo o superintendente-geral de Investigação da Polícia Civil, Jeferson Botelho Pereira, 141 pessoas foram conduzidas à delegacia nos 17, 22 e 26 de junho, datas dos jogos no Mineirão. Dessas, 45 foram presas em flagrante. A juíza da Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Valéria Rodrigues, informou ainda que cinco ou seis menores foram apreendidos. Ela se disse muito preocupada com as possíveis manifestações em 2014, uma vez que, como será um ano de eleições, os ânimos podem estar mais acirrados.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.