Edição impressaConfira a última edição impressa

Enamorar, um aprendizado para a vida inteira

Você sabe dizer de onde vêm as palavras “namorar”, “namoro”, “enamorar”? Vêm de uma mesma palavra: Amor. Por exemplo, o verbo “EN + AMOR + AR”: “EN” é uma partícula grega que significa envolver e “AR” quer dizer uma ação. Enamorar significa, então, a ação de envolver o outro no amor.

 

Namoro é tempo de conhecer o outro, mas não fisicamente, como acontece hoje em dia, mas sim entender, conviver, partilhar sua vida com a pessoa. Há muitas coisas que só o tempo do namoro é capaz de fazer. Isso porque o princípio do amor no namoro é o mesmo princípio da amizade, do amor de amigos – amamos o outro do jeito que ele é e, pelo fato de amarmos desta forma, o outro cresce. Não é para “deixar como está para ver como é que fica”… Não! Mas começa assim, do jeito que a pessoa é, e depois no namoro um deve participar do amadurecimento do outro.

 

É claro que tem “atração física”. Foi Deus quem colocou a atração entre homens e mulheres. Mas, além disso, Ele também trouxe a afinidade espiritual. É essa afinidade que vai fazer com que namorado e namorada, noivo e noiva, marido e mulher, se tornem cada vez mais “um só coração e uma só carne”. E aí entra o período lindo do namoro.

 

O namoro, o tempo de enamorar-se, não termina com o casamento. Até poderia dizer que o namoro é o momento do “treino”. Em um campeonato, por exemplo, os técnicos fazem com que os atletas treinem dentro das regras tendo em vista o jogo. Quando o jogo começa, aí sim, eles entram no campo e jogam verdadeiramente.

 

Então, quando tem início o “jogo” no relacionamento? Começa com o casamento. Aí sim é que se começa a enamorar pra valer, usando de toda a afinidade espiritual conquistada e toda a atração física, os dois podem viver plenamente o “enamorar-se”. É quando o marido e a esposa podem envolver-se no amor e fazer disto uma prática contínua.

 

E você, jovem, aprenda a namorar desde já, pois o que você está treinando agora é o que vai realmente frutificar. Você está agora semeando, para colher depois no seu casamento. Deus abençoe o seu namoro.

 

Seu irmão,

 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam