Edição imprensaConfira a última edição impresa

Equipe de Saúde da Família de Tocos do Moji abrem as atividades do Outubro Rosa no Grupo Caminhada da Saúde

A Equipe de Saúde da Família de Tocos do Moji, juntamente com a nutricionista Gislaine Pereira e com o apoio do CRAS abriram as atividades do Outubro Rosa com os participantes na caminhada da Saúde. Foi realizado uma breve orientação sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero, através de vídeo, conversa com a enfermeira Silmara Rodrigues, a técnica de enfermagem Fernanda Braga e a Nutricionista Gislaine Pereira e após realizado agendamento de preventivo e pedido de mamografia.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a 100%, quando diagnosticado e tratado em estádios iniciais ou em fases precursoras. Sua incidência aumenta a partir dos 30 anos de idade. As Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer para o Brasil.
Essa doença constitui-se em importante causa de morte por câncer, mantendo uma taxa padronizada de mortalidade de 5/100.000 mulheres há pouco mais de duas décadas, 3. O câncer de colo do útero continua a ser, um problema de Saúde Pública, o que levou o Brasil a assumir, nos anos 80, o seu controle como prioridade nas políticas de atenção à saúde da mulher. Junto à mortalidade elevada, observou-se, com base nas informações disponibilizadas pelos Registros Hospitalares de Câncer, que o diagnóstico desse câncer é realizado nas fases avançadas da doença (estádios III e IV) em cerca de 50% dos casos. Outro tipo de câncer a considerar é o de mama. A Organização Mundial da Saúde estima que, por ano, ocorram mais de 1.050.000 casos novos de câncer de mama em todo o mundo, o que o torna o câncer mais comum entre as mulheres. Essa patologia constitui-se na primeira causa de morte, por câncer, entre as mulheres, registrando-se um aumento de 76% nas taxas de mortalidade em pouco mais de três décadas. Por isso a necessidade de realizar a prevenção. Segundo a Enfermeira Silmara o acesso ao exame preventivo do câncer de colo de útero e mamografia em Minas é muito fácil, pois em todas as Equipes de Saúde da Família existe um profissional de enfermagem treinado e qualificado para realizar o exame e solicitar a mamografia, a ESF de Tocos do Moji tem a agenda mensal para coleta de preventivo em horários e dias diferentes, e nesse mês de outubro irá realizar a abordagem das mulheres que trabalham fora e realizar a coleta a noite e no sábado, visando capitar um número maior de mulheres que não realizam o exame periodicamente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam