Edição impressaConfira a última edição impressa

Escola mais antiga de Jacutinga completa 103 anos

A E.E. Júlio Brandão, de Jacutinga – MG, a primeira escola estadual implantada no município, completa 103 anos na próxima semana. Em comemoração ao aniversário, neste domingo, 26, será celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de Santo Antônio, situada na Praça Francisco Rubim, no centro da cidade, às 19h30.

Além da missa, a E.E. Júlio Brandão organizou um projeto cultural aberto ao público, que vai contar com mostras culturais, releitura de pinturas, concurso de ilustração da fachada da escola, apresentação da peça teatral “A cartomante”, de Machado de Assis, e um Sarau. Na oportunidade, os alunos farão apresentações culturais envolvendo música, dança e poesia no Festival de Talentos. O evento será realizado dia 29 na quadra da escola em três turnos. Confira a programação.

Evolução

Desde a criação da instituição de ensino, em 29 de maio de 1910, o prédio é situado na Rua dos Expedicionários, 85, no centro do município. Na época, a escola teve sua matrícula inicial com 307 alunos de séries iniciais,gerida por Francisco Tavares de Lima,contanto com um porteiro e seis professores.

A partir de 1986, a E.E. Júlio Brandão passou a oferecer o Ensino Médio. Atualmente, possui 13 salas de aulas atuando em 3 turnos com 26 turmas e 970 alunos matriculados. Além das salas de aula, o prédio escolar conta com biblioteca, cozinha, sala de professores, laboratório de informática, secretaria, sala de Diretoria, sala de vídeo, banheiros, refeitório sala de supervisão e quadra poliesportiva coberta e vestiários.

Qualidade de ensino também faz parte da história da evolução da escola. Segundo relatos dos supervisores e professores,  já se notam os benefícios aos estudantes que se formam no local: “Muitos de nossos alunos concluíram Ensino Superior e se destacaram em diversas áreas profissionais. Temos informações de alunos aprovados em faculdades federais e em vestibulares, motivo de orgulho para toda comunidade.”

O diretor Luiz Carlos Zungalo se mostra satisfeito com a evolução da escola e declara que “Seus mestres, mentores, funcionários muito fizeram e continuam fazendo pelo engrandecimento de Jacutinga. Passamos por profundas transformações nos últimos anos, mudanças na área pedagógica e reformas na estrutura do prédio.”

Participação na comunidade

A E.E. Júlio Brandão é destaque na cidade em festas comemorativas e em atividades interdisciplinares. No último dia 8 de maio, alunos e professores promoveram uma mobilização sobre a prevenção à Dengue. A atividade reuniu cerca de 600 pessoas na quadra da escola com passeata e distribuição de panfletos no entorno da cidade. Segundo uma das professoras organizadoras da mobilização, Sheila de Araujo Vieira, “além do fator informação, no qual os alunos puderam levar às ruas o que aprenderam não só para comunidade escolar, mas também para toda população, vejo que a cada projeto novo, outros novos vão surgindo, crescendo e ganhando espaço.”

Luciana Rambaldi

Estagiária de Assessoria de Comunicação

Hellen Morais

Porfessora orientadora – Mtb 05744 JP

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.