Edição impressaConfira a última edição impressa

Escolas da região Sul de Minas se destacam em concurso nacional de robótica

Duas escolas estaduais e uma municipal de Santa Rita do Sapucaí, uma particular de Pouso Alegre e uma equipe composta por estudantes de Cachoeira de Minas  participaram de um dos mais importantes torneios de robótica do mundo, neste fim de semana, o First Lego League,em São Paulo. As escolas, sob responsabilidade da Superintendência Regional  de Ensino de Pouso Alegre, tiveram como  desafio apresentar projetos de pesquisa e simular atividades que envolvessem segurança alimentar, como remoção de pragas, despoluição de nascentes, transporte, higiene e aproveitamento de bactérias boas. O evento reuniu instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. De Santa Rita do Sapucaí participaram a Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida (equipe X FACTOR); E. E. Dr Luiz Pinto de Almeida (equipe W TEC) e  Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho (CAR). Pouso Alegre foi representada pelo Colégio Integral, particular, com a PUTZ e Cachoeira de Minas foi representada pela  TILT. Segundo a Superintendente de Ensino, Mônica Flores, “o trabalho dos alunos e professores é motivo de orgulho, visto que concorreram com escolas particulares de igual para igual, num torneio de altíssimo nível. Só temos que parabenizar a todos pelo empenho”.

A final contou com as 45 melhores equipes brasileiras, formadas por estudantes com idades entre 9 e 15 anos,  com o tema Food Factor. O objetivo foi que pensassem em alternativas para evitar problemas de saúde  por conta da ingestão de alimentos.  Os jovens tiveram que executar 15 tarefas, em  dois minutos e meio, por robôs construídos a partir de peças Lego. Na região destacaram-se a X FACTOR, com o 3º lugar pelo cumprimento das missões. A WTEC foi considerada a melhor equipe da competição e o prêmio mentor foi para a professora Maurisa Ribeiro, de Santa Rita do Sapucaí.

As três melhores equipes foram classificadas para as etapas internacionais do World Festival, em Saint Louis, nos Estados Unidos; Open European Championship, em Mannheim, na Alemanha e o Robots in Paradise, na Flórida, também nos EUA.  Os primeiros classificados foram dos estados de São Paulo e Pernambuco. O torneiro nacional foi promovido pelo Instituto Aprender, representante da ONG FIRST no Brasil, e apoiado pela ZOOM, distribuidora exclusiva da LEGO Education. Mais informações no link https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2722-competicao-nacional-destaca-dobradinha-entre-ciencia-e-tecnologia-com-projetos-que-beneficiam-a-sociedade.

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.