Edição impressaConfira a última edição impressa

Escritor bordamatense Léo Guimarães leva o nome da cidade para o Brasil e o Mundo

Numa carreira repleta de produções literárias e participação constante em eventos culturais, o escritor Léo Guimarães tem projetado o nome de Borda da Mata no cenário artístico nacional e internacional, tornando a cidade conhecida pelos mais variados rincões. Tem recebido também homenagens, prêmios e condecorações.

Fazendo uma retrospectiva do ano de 2022 até o presente momento, destacamos as seguintes atividades literárias e culturais:

– Participação no Programa Café com Leni – Conversa com os participantes do Prêmio Natal Café com Leni 2021, juntamente com os escritores André Coelho (Brasília-DF) e Cassiana Micheletto (Itú-SP), apresentação de Leni Zilotto (Lucas do Rio Verde-MS).

– Coautor da Antologia “Almas Cativas” pela Bíblio Editora, obra que recebeu Moções de Aplauso de diversas Câmaras Municipais pelo Brasil.

– Recebeu o Título de Referência e Qualificação Literária “Paladino Literário” concedido pela Academia Independente de Letras – AIL Ordem Scriptorium.

– Ficou em 21.º lugar no Concurso Literário/Antologia Poética AIL/2022 e teve seus poemas publicados na IV Antologia Poética Benevolência da Academia Independente de Letras – AIL Ordem Scriptorium.

– Recebeu Certificado de Honra ao Mérito por sua participação na Coletânea de contos, crônicas e poesias, em homenagem ao Dia da Mulher, intitulada “Mulheres”, pela Apena Editora, de Brasília-DF.

– Participação no Prêmio Literário “ESCREVE-ME – 10 anos da FEBACLA” – Homenagem: Florbela Espanca.

– 1.º Lugar no Prêmio Ecos da Literatura – Categoria: Melhor Antologia Digital 2021, como Coautor da Coletânea “Para Você Mamãe”, pela Apena Editora, de Brasília – DF.

– Condecorado com a Medalha Comemorativa Alusiva aos 10 anos da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), onde é Acadêmico Internacional e ocupa a Cadeira N.º 113.

– Condecorado através do Decreto Acadêmico 1116.014/2021 com a Medalha Comemorativa do Bicentenário de Nascimento do escritor FiódorDostoiévski.

– Participou das oficinas de Crônica e Conto do Curso de Escrita Criativa, dentro da iniciativa de Networking e Arte da talentosa escritora Leni ChiarelloZiliotto.

– Convidado especial do Programa Café com Leni, dentro da iniciativa de Networking e Arte, onde falou sobre o tema “A literatura possível”.

– Coautor da AnthologiePoétique “Isabelle: Princessedes Camélias”, versão em francês da Antologia em homenagem à Princesa Isabel,pela editora Mundo Cultural World.

– Participante do Projeto “Cartas ao Imperador – Bicentenário da Independência”.

– Proferiu a Palestra “Mineiridade” aos professores do Ensino Fundamental Anos Finais, da Escola Municipal Benedita Braga Cobra.

– Participou pelo quarto ano seguido do Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha, promovido pela Fundação Cultural daquele Município e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio.

Participação no XX Concurso “Fritz Teixeira de Salles de Poesia” promovido pela Fundação Cultural Pascoal Andreta, de Monte Sião – MG.

– Participante do 8.º Concurso Literário Cidade de Penedo de Poesia e Conto, promovido pela Academia Penedense de Letras, Artes e Ciências, de Penedo-AL.

– Participação no XXX Concurso Literário de Poesia e Prosa promovido pela Academia de Letras de São João da Boa Vista-SP.

– Teve a sua poesia “Encontro do Anjo” publicada na Revista Entre Versos, organizada pelo poeta DyegoMaltz.

– Participante da 1.ª Feira Internacional do Livro “Valor do Autor”, promovida pela HermandadLiteraria Rosa Blanca, de Curicó-Chile.

– Participação na Feira Internacional Literária e Cultural DuBrá, organizada pela escritora e editora Ainê Pena, de Brasília-DF.

– Homenageado no Sarau Literário da Escola Estadual Lauro Afonso Megale, da qual é ex-aluno e recebeu depoimentos emocionantes de seus amigos e escritores Adriano Vox e Andressa Carvalho.

– Palestrante sobre o gênero textual Crônica para os alunos dos 5.ºs anos do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos.

– Participante na Coletânea “Escritores da Independência”, pela editora Mundo Cultural World, em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022).

– Participação em diversos eventos virtuais como palestras, encontros, seminários, webinários e simpósios, nas áreas de educação e cultura, com destaque para as edições de Encontros com o Patrimônio, pela Casa Fiat de Cultura.

– Participou do III Encontro de Escritores de São Lourenço e Região, no Auditório da Sociedade Brasileira de Eubiose, promovido Grupo Literário Fonte das Letras.

– Declamou o poema “Solidariedade”, do poeta Murilo Mendes, no Sarau da Academia Pouso-alegrense de Letras em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, no Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Pouso Alegre, com a participação especial do Coral CEIAM.

– Jurado no Concurso Cultural “Cooperar para transformar”, de Crônicas e Desenhos, promovido pela Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos e Banco SICOOB/Credivass.

– Membro da Comissão Técnica de julgamento dos trabalhos inscritos no Concurso de Gêneros Literários “Borda da Mata: personalidades, tradições e patrimônio” promovido pelo Departamento de Cultura e Secretaria de Educação, participando da Mesa de Honra da Cerimônia de premiação realizada na Escola Municipal Benedita Braga Cobra.

– Declamou o poema “Centenário de um sonhador – Ode a Alexandre de Araújo”, de sua autoria, na Cerimônia de lançamento da Revista Centenário, no Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, em Pouso Alegre, quando foi elogiado no discurso do vereador Reverendo Dionísio Pereira, Presidente da Câmara Municipal daquela cidade. Evento de encerramento da 16.ª Primavera dos Museus.

– Coautor participante da Cerimônia de lançamento da Coletânea Poética Internacional “Café com Leni e convidados, organizada por Leni Ziliotto.

– 1° Colocado no Concurso Literário de Poesia “Torquato Neto” com outros escritores que também obtiveram nota 10, participando com a poesia “Luminar” que faz parte da Antologia Poética da Academia de Letras de Teresina, Piauí.

– Participante do 53.º Concurso de Poesias Abdala Mameri, da Academia de Letras e Artes de Araguari-MG.

– Participação no Sarau Café com Poesia, na 1ª Feira del Libro do Perú, promovida pela Confederación Internacional del Libro.

Léo Guimarães nasceu em Barbosa Ferraz-PR, mas vive desde 1991 em Borda da Mata, cidade que o acolheu como filho de coração e pela qual ele tem o maior orgulho de representar com suas atividades literárias e também servir civicamente como Servidor Público Municipal desde 2005. É autor de “Escritos, proseios& cantorias” – Editora Recanto das Letras (2019), que lançou durante o Festar Literário. É coautor de mais de 30 outros livros dentre Antologias e Coletâneas, por diversas Editoras. Atualmente está em fase de conclusão de seu novo livro, “Luminar”.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.