Edição impressaConfira a última edição impressa

Estudantes mineiros se classificam para a final mundial da Imagine Cup 2016

Imagine cup 2016

Jovens representarão o Brasil na última etapa da competição de tecnologia de 26 a 29 de julho nos Estados Unidos

A equipe Tower Up, formada pelos estudantes da PUC-MG Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria, é a vencedora da etapa brasileira da Imagine Cup 2016, a copa do mundo de tecnologia da Microsoft, que chegou à sua 14ª edição. O grupo de Belo Horizonte venceu a competição com o game “O Sonho de Jequi”, um jogo de aventura que tem como principal objetivo desenvolver um trabalho social e de valorização da região do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil.

Os estudantes concorreram com mais de 1.600 participantes na fase nacional. De 26 a 29 de julho, em Seattle, nos Estados Unidos, o time brasileiro vai competir com projetos de mais de 100 países ao prêmio de 50 mil dólares.

Voltado para crianças de 5 a 10 anos, o jogo demorou cerca de um ano para ficar pronto e tem cenários característicos do Vale do Jequitinhonha. A arte 3D do game foi pintada em aquarela pelos próprios integrantes da equipe e usa como referência o artesanato da região. Já a trilha sonora é do artista Rubinho do Vale. No game, o jogador tem a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha com o personagem Jequi e seu objetivo é coletar água, já que a seca é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores da região.

Ao final de cada fase do game educativo é apresentada uma tela com a realidade do Jequitinhonha e o jogador tem a opção de fazer uma doação em dinheiro para ajudar as pessoas que vivem nas zonas áridas de Minas Gerais. A ideia é que os recursos sejam destinados para a criação de cisternas de água e apoiar a ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.

Localizado no Norte de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha é uma das regiões mais pobres do Brasil. Em 1974, a ONU classificou a região como “O Vale da Miséria”. Após 42 anos, o IBGE aponta que 47% da população ainda vivem em situação precária. O “Sonho de Jequi” tem o objetivo de dar maior visibilidade à situação da região e incentivar crianças a serem mais conscientes e colaborativas, engajando os pais e responsáveis na campanha de doação.

“Descobrir talentos como este grupo de Minas Gerais é o que faz o sucesso da Imagine Cup há 14 anos, uma competição que reforça o apoio à educação e ao empreendedorismo como um compromisso da Microsoft com o Brasil. Além de combinar natureza, com cultura regional em uma bela concepção artística e trilha musical, o jogo ainda permite que os jogadores contribuam com projetos sociais no Vale do Jequitinhonha –  tenho certeza de que o Sonho de Jequi representará muito bem o país na final mundial”, afirma Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologia da Microsoft Brasil.

Projeto em Azure de Recife também vai para o mundial

No desafio online Hello Cloud da Imagine Cup, competição extra que incentiva o desenvolvimento de projetos em nuvem, a campeã é Deborah Mesquita, de 25 anos, que cursa o último ano de Ciência da Computação da Universidade Federal de Recife (UFPE). Ela também se junta à comitiva brasileira que estará presente na final da Imagine Cup na sede da Microsoft nos Estados Unidos.

No tema Azure Machine Learning, Deborah desenvolveu o Super Family, um puzzle de operações matemáticas para crianças. O jogo educativo pode ser moldado de acordo com a curva de aprendizagem de cada criança e se adapta ao ritmo de cada jogador. Rita Cunha
Caroline Ramos
Alex de Cara
Murilo Ohl

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.