Edição impressaConfira a última edição impressa

Famílias beneficiárias do Bolsa Família em Borda da Mata devem cumprir as condicionalidades do programa para manter o benefício

Para fazer jus ao benefício mensal do Programa Bolsa Família, o beneficiário precisa cumprir as condicionalidades do programa na Educação, Saúde e Assistência Social, sob pena de perder o benefício.
Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou lactantes, devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.
A família que encontra dificuldades em cumprir as condicionalidades deve, além de buscar orientações com o gestor municipal do Bolsa Família, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a equipe de assistência social do município. O objetivo é auxiliar a família a superar as dificuldades enfrentadas.
Esgotadas as chances de reverter o descumprimento das condicionalidades, a família pode ter o benefício do Bolsa Família bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado. Em Borda da Mata, cerca de 600 famílias recebem o benefício todo mês.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.