Edição impressaConfira a última edição impressa

FLC, líder de vendas em lâmpadas econômicas, colabora para transformar vidas no Sertão com “Amigos do Bem”

Por acreditar que empresas tornam-se agentes transformadores ao assumirem um compromisso com a Responsabilidade Social, a FLC (www.flc.com.br) é uma Empresa Amiga do Bem e apóia a instituição não governamental Amigos do Bem. Desde 1993, a ONG atua no combate à fome e à miséria no sertão nordestino brasileiro, o semiárido mais populoso do mundo. Isso por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis que favoreçam o desenvolvimento social da população carente.

A Amigos do Bem foi criada por Alcione de Albanesi, que é também fundadora da FLC, empresa líder de vendas de lâmpadas econômicas no Brasil, com fabricação exclusiva e escritório próprio na China. A ONG é hoje uma das maiores instituições sociais do país, atendendo mais de 60 mil pessoas, regularmente, nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará. “A minha visão não se restringe apenas ao progresso de minha empresa, quero também contribuir para o progresso de nosso país, para que as pessoas sejam livres, principalmente da fome”, explica a empresária.

Com o objetivo principal de promover a transformação dessas vidas, a organização constrói as chamadas Cidades do Bem, que contam com centros educacionais, casas e cisternas, e a perfuração de poços. Hoje, já são quatro. Há duas no estado de Pernambuco, uma em Alagoas e outra no Ceará. Todas elas são dotadas de completa infraestrutura, com casas de alvenaria, saneamento básico, eletrificação de ruas e estradas, sede administrativa, padaria, farmácia, mercearia, horta comunitária, escola, área de lazer, salão de cabeleireiro, espaço comunitário e consultórios médico e odontológico. O trabalho da ONG também inclui a distribuição mensal de 185 toneladas de alimentos, além de medicamentos e roupas e o atendimento médico e odontológico.

Nas Cidades do Bem de Ceará e Pernambuco, por exemplo, foram plantados 140 mil pés de caju para serem beneficiados na Fábrica dos Amigos do Bem, criada em 2011, e que hoje emprega mais de 100 pessoas. No total, as quatro cidades abrigam mais de três mil pessoas e geram cerca de 400 frentes de trabalho na plantação, nas fábricas de beneficiamento de caju e de doces e na produção do artesanato. “Acreditamos que, com trabalho, moradia e educação, todos vivem uma nova realidade, na perspectiva de um futuro melhor”, afirma Alcione.

Todos os meses, mais de cinco mil voluntários de São Paulo se reúnem para trabalhar pelas famílias atendidas, que desenvolvem diversas atividades para a geração de renda e capacitação da população. Além de criadora da ONG, Alcione de Albanesi também coloca a ‘mão na massa’, passando 10 dias de cada mês no sertão para exercer seu trabalho voluntário. “Nosso trabalho não busca apenas a eficiência, mas o compromisso de amor e o exercício constante do Bem. E não existe nada melhor do que fazer o Bem. É o sentimento do dever cumprido perante a vida”, finaliza a empreendedora.

Para quem quiser ajudar, é possível comprar produtos do Empório no Bem, como peças de artesanato, castanhas e doces produzidos nas Cidades do Bem (A loja está localizada à Rua Padre Maurício, 300, na Vila Invernada, em São Paulo. O telefone para contato é 11 2673-9843), fazer doações espontâneas (As contas da ONG são: Banco Itaú – Ag.: 0466 e CC: 64653-6 / Banco do Brasil – Ag.: 1193-2 e CC: 10837-5 / Banco Bradesco – Ag.: 1336-6 e CC: 500-2), ser um Colaborador mensal do Bem (Informações pelo telefone: 11 3019-0100) ou tornar sua empresa uma ‘Amiga do Bem’. Mais detalhes sobre os projetos da Amigos do Bem podem ser obtidos no site da ONG: www.amigosdobem.org.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.