Edição impressaConfira a última edição impressa

Games podem auxiliar na educação de crianças

Comunidade católica Canção Nova desenvolveu um jogo educativo, que aborda temas como preservação ambiental, poluição e valorização do lar

 

Embora visto com certa desconfiança pelos pais por conta dos conteúdos violentos que muitos jogos apresentam, os games podem ser uma alternativa eficaz na educação infantil. Partindo dessa premissa, a comunidade católica Canção Nova, que utiliza diversas ferramentas de comunicação para evangelizar, desenvolveu um game especial para que as crianças aprendam, enquanto se divertem, sobre a poluição, preservação ambiental e como valorizar o lar onde vivem.

 

Voltado a crianças de 7 a 12 anos, o jogo “Erbot a aventura começa aqui” é disponibilizado gratuitamente no site da Canção Nova. “Se os games podem incentivar comportamentos agressivos, também podem estimular valores como o amor a Deus e ao próximo, a partilha, a solidariedade, a fé. A tecnologia pode ser utilizada para o bem ou para o mal, depende da forma que escolhemos empregá-la”, afirma Luciana Silva, responsável pelo setor de estratégias da Tecnologia da Informação, da Canção Nova.

 

O jogo foi desenvolvido como um projeto piloto no ano passado por um grupo de programadores, desenhistas, roteiristas, que são também missionários da comunidade. Inicialmente tinha conteúdo religioso para transmitir valores da fé católica, de modo a auxiliar na educação religiosa. “Mas depois vimos que poderíamos explorar outros assuntos relevantes para o dia a dia das crianças como a preservação do meio ambiente”, explica Luciana.

Outro cuidado que a Canção Nova tem ao criar seus games é elaborar jogos curtos. “Evitamos criar games complexos em que a criança precise ficar horas a fio, dias e até meses na frente do monitor para alcançar o objetivo final. Quisemos fazer algo simples e rápido que traga a ela um aprendizado”, afirma Luciana.

“Toda criança gosta de jogos e brincadeiras e, nós, pais, queremos oferecer o melhor para nossos filhos.  Saber que a Canção Nova oferece games para computador, criados  para educar sem o risco de conterem falsos valores ou violência que podem desviá-los daquilo que cremos ser bom, nos dá tranquilidade e segurança”, Adriana Pereira, missionária Canção Nova.

Segundo dados mundiais da consultoria norte-americana Strategy Analytics, o mercado de games é altamente promissor. O segmento faz girar anualmente cerca de U$ 46,5 bilhões e deverá chegar a U$ 64,9 bilhões no ano de 2013. “O mercado reflete a grande penetração dos games nos lares e na vida das crianças, daí a importância das ações educacionais para que a criança não seja induzida a comportamentos agressivos, que são temas comumente abordados em jogos infantis”, explica Luciana.

“Erbot a aventura começa aqui” pode ser baixado no site:

http://blog.cancaonova.com/games

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam