Edição impressaConfira a última edição impressa

Gestão de Recursos Humanos e uma importante ferramenta: “O Treinamento”

Quando dizemos Gestão de Recursos Humanos, estamos nos referindo a administrar pessoas, ou seja, melhor administrar o capital humano dentro das empresas, as pessoas que dela fazem parte para que possam desenvolver suas funções da melhor forma possível.

Isso pode ser feito com o uso de ‘ferramentas’, como exemplo, temos os treinamentos que visam o aperfeiçoamento das funções dos cargos ou introdução de novos sistemas, para que isso ocorra existe um processo: O Levantamento das Necessidades de Treinamento, o chamado “LNT”, onde fornece todas as informações para a realização do mesmo.

O primeiro passo é verificar o que está acontecendo na empresa, qual a natureza do problema, ou o que será implantado em determinadas áreas e funções a ele equivalentes. Em seguida, verificar o quê precisa ser treinado, onde, como, qual intensidade e quem.

Os treinamentos podem ser feitos com um determinado grupo de pessoas, ou até mesmo individualmente, são inúmeros assuntos e aspectos abordados mediante a necessidade de cada empresa, podem ser de natureza de integração, realizados quando novos colaboradores chegam a empresa, onde ficam conhecendo a empresa, sua Missão (a razão de ser da empresa), Visão (onde a empresa quer chegar) e Valores (e princípios, ética, respeito aos clientes) e os seus direitos e deveres como colaborador, também como incentivos a motivação, etiqueta, saúde e segurança do trabalho, implantação de novos sistemas e administração de conflitos.

Em seguida da realização do LNT, ocorre o planejamento e aplicação do treinamento, que deve ser avaliado a longo prazo acompanhando os colaboradores em seu desenvolvimento, na avaliação será verificada a necessidade de novos treinamentos, isso é o retorno o Feedback, uma resposta que verificará a eficácia do uso dessa ferramenta na empresa.

Além de conseguir um melhor desempenho em sua atividades, com o treinamento o colaborador estará mais satisfeito e será impulsionado a crescer pessoal e profissionalmente.

As empresas de hoje valorizam o seu Capital Humano, buscando sempre nos colaboradores a inovação, o diferencial, pois são fundamentais para a empresa acontecer.

Muitas empresas oferecem as universidades corporativas, novas formas de se adquirir e transmitir conhecimento, são cursos oferecidos aos colaboradores com o intuito de incentivá-los a crescer e aperfeiçoar-se sempre mais, lembrando-se sempre que os próprios colaboradores são multiplicadores, ou seja, devem compartilhar seus conhecimentos, devem aplicá-los no trabalho e não somente guardá-los.

Façamos acontecer em nossas vidas e em nossas empresas, pois o trabalho dignifica o homem, mas lembremos que sozinhos nada somos e que temos ao nosso lado pessoas fundamentais para que possamos crescer como colaboradores e como pessoas.

Melissa Maria Moraes Paolielo – 2010

Curso Superior de Tecnologia – Gestão em Recursos

Humanos – IV – Período – Univás

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.