Edição impressaConfira a última edição impressa

Governo autoriza abertura de 60 vagas para medicina em Minas Gerais

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foi contemplada com a medida. Ao todo, estão sendo criadas 420 vagas para oito cursos de medicina no interior do país

O Governo Federal aprovou a criação de 60 novas vagas de graduação em medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais. A unidade de ensino contemplada está localizada no município de Teófilo Otoni. Ao todo, oito cursos de instituições de seis estados do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste receberam autorização para criar 420 novas vagas. A medida foi publicada na terça-feira (13) no Diário Oficial da União (Portaria 274) e as vagas serão oferecidas já a partir segundo semestre deste ano.

A expansão na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes que integram o Programa Mais Médicos, com foco na diminuição da carência de profissionais médicos no país e na expansão do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo programa, serão criadas 11.447 novas vagas de medicina e 12.372 vagas de residência até 2017.

“Essa medida vai permitir que a médio e longo prazo tenhamos médicos suficientes para trabalhar em todos os cantos do nosso país”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “A ampliação do número de vagas vai ajudar também a levar os alunos de medicina para serem formados em municípios do interior do país, contribuindo para fazer um Brasil mais equilibrado, mais igual, com mais oportunidades e capacidade de resolver os problemas de saúde”, ressalta Chioro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.